Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-PB promove reunião de alinhamento da 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade - Região Nordeste
Conteúdo

Notícias

TRT-PB promove reunião de alinhamento da 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade - Região Nordeste

Evento acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro em João Pessoa
publicado: 18/07/2025 18h04 última modificação: 18/07/2025 18h04

Reunião evento sustentabilidade nacional CNJ (1).JPG

Ocorreu na tarde desta sexta-feira (18) uma reunião de alinhamento da 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade - Região Nordeste. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro em João Pessoa. Trata-se do primeiro evento deste tipo a ser promovido na região e a Paraíba será o primeiro estado a sediar. A reunião aconteceu no edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região).

Estiveram presentes na reunião o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Guilherme Guimarães Feliciano; a presidente do TRT da Paraíba, desembargadora Herminegilda Leite Machado; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro; o vice-presidente, desembargador João Batista Barbosa e o juiz auxiliar da vice-presidência, Max Nunes de França, ambos do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); o diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), Sérgio Murilo Wanderley Queiroga; o chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental, Jackson Bertamoni, e a chefe do Núcleo de Cerimonial, Elizabeth Espínola, do TRT-PB.

“Foi, a meu ver, um encontro estruturante. Nós já tivemos algumas reuniões anteriores, em que fizemos os primeiros esboços, mas hoje, muito claramente, todos os tribunais da Paraíba estavam representados e anteciparam todo o seu empenho para que este primeiro evento, esta primeira Semana Nacional da Sustentabilidade, seja exemplar, seja mesmo um marco para que, a seguir, as próximas semanas – a seguinte deverá ser na região Sudeste –, igualmente sigam este modelo de excelência e mostrem ao país, eu diria até ao mundo, o que o Poder Judiciário já tem feito e o quanto avançou em tema de sustentabilidade”, enfatizou o conselheiro do CNJ, Guilherme Guimarães Feliciano.

Reunião evento sustentabilidade nacional CNJ (2).JPG

Para a desembargadora-presidente do TRT da Paraíba, as expectativas para a 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade - Região Nordeste são as melhores. “Há a participação de todos os tribunais do Nordeste, de todos os segmentos, tanto eleitoral, trabalhista, federal e estadual. A tarde de hoje, na qual promovemos um alinhamento, com a definição de comissão técnico-operacional e comissão científica, aponta que nosso evento será um sucesso”, pontuou. 

“A Justiça Federal se posiciona como uma instituição parceira desse projeto de grande envergadura nacional, que a Paraíba tem o privilégio de sediar. Na nossa instituição, temos várias práticas no campo da sustentabilidade, portanto, acredito que poderemos contribuir com os painéis, na troca de experiências com os demais tribunais e instituições”, destacou o diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba, Sérgio Murilo Wanderley Queiroga.

Para o vice-presidente do TJPB, João Batista Barbosa, o tema do evento é de suma importância. “Quando pensamos em sustentabilidade social, é uma questão que deve ser pensada por todos. O Poder Judiciário não pode ficar de fora dessa discussão. Por meio das determinações do CNJ, os tribunais estão se movendo ativamente para encampar esta discussão”, acrescentou.

“A questão da sustentabilidade é uma pauta obrigatória de qualquer tribunal, pensando em uma série de iniciativas que pensem não só na matriz da economicidade, como também na qualidade de vida das pessoas, no combate à emissão de substâncias nocivas. O TRE-PB vem se empenhando nisso, pois estamos implantando as usinas fotovoltaicas, que deve reduzir em mais da metade o nosso consumo de energia elétrica advinda de elementos poluentes”, afirmou o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro.

O evento de outubro será aberto ao público, com a publicação de um edital de audiência pública por meio do CNJ, que permitirá que empresas privadas, instituições públicas e empresas do terceiro setor possam apresentar boas práticas na área da sustentabilidade.

Reunião evento sustentabilidade nacional CNJ (3).JPG

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social do TRT-PB