Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TST disponibiliza material sobre capacitismo e respeito às pessoas com deficiência
Conteúdo

Notícias

TST disponibiliza material sobre capacitismo e respeito às pessoas com deficiência

Material ajuda a identificar situações de preconceito e discriminação a PCDs e orienta servidores do Poder Judiciário
publicado: 27/02/2023 11h51 última modificação: 10/03/2023 14h45

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) disponibiliza em seu site oficial uma cartilha intitulada “É capacitismo e você deveria saber – Um miniguia para atitudes que incluam pessoas com deficiência”. O objetivo do material é propor a conscientização aos servidores e magistrados do Poder Judiciário, bem como a população em geral, a respeito das pessoas com deficiência, evitando certos comportamentos e o uso de expressões que possam constranger esta parcela da população.

A cartilha apresenta resumidamente a legislação que ampara a população de PCDs, além de dados estatísticos que apresentam o quadro deste público no mercado de trabalho do Brasil. O capacitismo se dá, por exemplo, quando as pessoas são consideradas como “não iguais”, menos capazes (de produzir, de trabalhar, de aprender, de amar, de cuidar etc.) e menos aptas a gerir a própria vida.

O documento também apresenta uma série de frases e expressões do senso comum que podem ser ofensivas e desrespeitosas com pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação. 

A cartilha pode ser acessada na íntegra neste link.




André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13

 

registrado em: