Notícias
Vila Olímpica Parahyba foi palco da emocionante cerimônia de abertura da 20ª Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho
A cerimônia de abertura da 20ª Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho (ONJT) ocorreu no último sábado (23) e emocionou o público presente. O evento, que contará com a participação de atletas de 21 regionais, iniciou às 18h, na Vila Olímpica Parahyba, principal complexo esportivo dos jogos das 21 modalidades, que acontecerão entre 24 e 29 de setembro. Essa é a terceira vez que a Paraíba recebe a ONJT, inclusive foi a primeira cidade-sede, fato que motivou a comemoração da 20ª edição na cidade.
As delegações desfilaram destacando a beleza única de cada estado. A delegação do TRT-13, anfitriã da competição, trouxe Lampião e Maria Bonita para contar um pouco da sua história. Após o desfile, os quatro estados nordestinos que iniciaram o evento foram homenageados com uma entrada especial das bandeiras pelos atletas Lauriston Farias e Neivaldo Torres, representando Alagoas; Carla Fiuza e José Humberto, representando a Paraíba; Francisca das Chagas e José Marcelo, representando o Rio Grande do Norte e Cleonâncio Macedo e Luís Eduardo, representando Sergipe.
O presidente da Anastra, Yonaldo Costa, destacou que, à época, em 2002, o primeiro evento foi nomeado como Olimpíada do Nordeste da Justiça do Trabalho – nome que rapidamente teve que ser mudado na edição seguinte, com a participação das delegações do Pará e de Santa Catarina, o que renomeou o evento para Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.
O evento contou com a apresentação da bailarina paraibana Débora Duany, que dançou balé ao som da música Joia Rara, saudando o primeiro dia da Primavera, e da presença alegre de uma das novidades da edição: a Judi, mascote oficial da ONJT. Batizada pelos associados, ela substituirá as mascotes temporárias, que mudavam anualmente dependendo da cidade-sede. A apresentação foi repleta de palmas e animação.
Em seguida, deu-se início aos momentos mais importantes do evento: o juramento dos atletas e o acendimento da pira olímpica. A atleta paraibana Sueda Rodrigues, que iniciou na Olimpíada de forma amadora no atletismo e hoje é uma atleta internacional, encabeçou o juramento dos jogos. Posteriormente, a atleta catarinense Cristina Bueno representou a última cidade-sede Blumenau e repassou a tocha aos atletas da Paraíba, Ricardo Oliveira e Marcos Brasilino, que fizeram o acendimento da pira.
Estiveram presentes no evento o presidente do TRT-13, desembargador Thiago Andrade; a presidente do TRT-6, desembargadora Nise Sousa; o presidente do TRT-7, desembargador Durval Maia; o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando; o presidente do TRT-18, desembargador Geraldo Nascimento; o presidente do TRT-20, desembargador José Augusto do Nascimento; o presidente do TRT-21, desembargador Eridson Medeiros; a representante do TRT-1, desembargadora Edith Tourinho; o representante do TRT-3, desembargador Emerson Lage e o secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de João Pessoa, Kaio Márcio.
A Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho tem como finalidade a promoção de uma maior integração sociocultural-desportiva entre os servidores públicos federais e magistrados vinculados aos órgãos integrantes da Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Justiça Federal e Ministério Público da União. O objetivo é usar o esporte como veículo para incentivar a prática desportiva, a fim de preservar a saúde do servidor.
Lídia Nercessian, do TRT-18 (Goiás), em sua segunda participação nas olimpíadas, destacou o espírito esportivo contagiante das pessoas e o quanto é rica a experiência de competir em diversas modalidades. “Eu vou voltar, com certeza, com maior engajamento nos esportes porque isso aqui é um incentivo para nós. É uma competição linda, contagiante, alegre, que reúne o pessoal de todo o país”, comentou a atleta que disputa em duas modalidades: natação e tênis de mesa.
Com 65 atletas inscritos em quase todas as modalidades esportivas, a delegação do TRT-13 é formada por servidores e magistrados do Regional. Ao todo, a 20ª edição da ONJT contará com 1.090 atletas participantes, entre servidoras, servidores, magistradas, magistrados e desembargadores.
Além da Vila Olímpica Parahyba, as competições serão realizadas no Centro de Educação da Polícia Militar, na Arena Park BT, nas proximidades da Estação Ciência, no Centro Social Urbano Monsenhor José Coutinho, Clube Cabo Branco, Centro Tenístico Paraibano e no ginásio da APCEF.
O cronograma dos jogos já foi disponibilizado pela Anastra. Além disso, também foram definidas as chaves das modalidades esportivas que comporão a competição, proporcionando aos atletas e equipes uma visão clara de seus oponentes e trajetória no torneio. As tabelas também já estão disponíveis na página oficial do evento.
Assessoria de Comunicação Social com informações da ANASTRA