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Plano de Auditoria de Longo Prazo (PALP) - 2018/2021

última modificação 21/03/2025 11h38

text/html PLANO DE AUDITORIA DE LONGO PRAZO 2018_2021.html — 147 KB

PODER JUDICIÁRIO – JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
PLANO DE AUDITORIA DE LONGO PRAZO
JOÃO PESSOA/PB
2018
1. INTRODUÇÃO
O Plano de Auditoria de Longo Prazo (PALP), previsto no art. da Resolução CNJ nº 171, de
de março de 2013, deve ser aprovado pelo Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente
do Tribunal da 13ª Região.
As atividades de Auditoria, no âmbito deste Tribunal, são de competência da Secretaria de
Controle Interno SCI, unidade de controle interno especializada em auditoria, fiscalização
contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, cujas competências estão
inicialmente previstas no art. 74 da Constituição Federal e, internamente, definidas nos artigos 20
a 23 do Regulamento Geral da Secretaria deste Tribunal.
1.1 Objetivo
As ações propostas no PALP objetivam avaliar e acompanhar as gestões compreendidas no
quadriênio 2018 – 2021, através de atuação indireta nos processos de trabalho, com a finalidade
de contribuir com a gestão do Tribunal no cumprimento de sua missão institucional e objetivos
estratégicos, propondo melhorias e correções nos controles internos administrativos das diversas
unidades auditadas, para assegurar a observância da legalidade e legitimidade dos atos
praticados, bem como, melhores resultados operacionais, quanto a eficiência, eficácia e
economicidade da gestão orçamentária, financeira, contábil e patrimonial.
1.2 Limitações de Auditoria
Não pessoal capacitado para Auditoria em Tecnologia da Informação e de Obras. Temos
nessa unidade um servidor Técnico Judiciário sem especialidade na área de informática que
realiza satisfatoriamente as auditorias em Gestão de TI e, em outubro de 2017 foi lotada nessa
unidade uma servidora que possui formação em Engenharia Civil mas que carece de capacitação
em Auditoria de Obras. Referida capacitação foi solicitada 2 (duas vezes), via protocolos
5492/17 e 5859/18, mas não logrou êxito, portanto, esse Regional não realiza auditoria de Obras
Pública o que deverá ser sanado até o final desse quadriênio.
2. Áreas objeto de auditoria no quadriênio
a) Gestão Orçamentária, financeira, contábil e patrimonial;
b) Avaliação de Controles Internos;
d) Avaliação de resultados (planejamento estratégico, projetos, programas);
e) Gestão das contratações;
f) Gestão de Recursos Humanos;
g) Gestão de Tecnologia da Informação
3. Procedimentos
As áreas propostas acima serão objetos de ações de Auditoria definidos no Plano Anual de
Auditoria (PAA). Além disso, em cada ano, o PAA deve contemplar pelo menos um dos seguintes
temas:
1. contabilidade,
2. tecnologia da informação,
3. licitações,
4. obras e manutenção,
5. sistema de registros de preços,
6. passivos,
7. pessoal
Os Planos Anuais deverão conter, ainda, como um dos objetivos das auditorias a
avaliação/diagnóstico do sistema de controles internos administrativos das áreas auditadas, com
o objetivo de detectar irregularidades de atos intencionais ou erros de atos não intencionais
conforme disposto na alínea “h” do Item I do citado Parecer 02/2013 SCI/Presi/CNJ (protoc.
7018/2014).
As áreas previstas para serem auditadas no quadriênio de 2018-2021 poderão ser alteradas em
decorrência de solicitações do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, do Conselho Superior da
Justiça do Trabalho - CSJT ou outras situações excepcionais, devidamente justificadas. Nesse
caso, será elaborado termo aditivo que deverá ser submetido a aprovação pelo Exmo.
Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região.
O Plano de Auditoria de Longo Prazo deverá, após a sua aprovação, ficar disponibilizado no sítio
do TRT13, para acesso via internet , conforme disposto na alínea “c” do Item I do citado Parecer
nº 02/2013 SCI/Presi/CNJ (protoc. 7018/2014).
Equipe da SCI:
Ana Paula de Oliveira
Chefe da Seção de Apoio Administrativo
José Hugo Leite Quinho
Chefe da Seção de Fiscalização e Auditoria Administrativa
Nathália de Almeida Torres
Assistente – responsável pelas Auditorias Contábeis, Financeiras e Orçamentárias
Marcos José Alves da Silva
Assistente – responsável pelas Auditorias de Pessoal
Mari Hara Onuki Monteiro
Assistente – responsável pelas Auditorias de Licitações, Obras e Contratos
Maurício Dias Sobreira Bezerra
Assistente – responsável pelas Auditorias Operacionais e de Conformidade
Caio Geraldo Barros Pessoa de Souza
Diretor da Secretaria de Controle Interno