Você está aqui: Página Inicial > PJe > Notícias - PJE > Sistema desenvolvido na Paraíba poderá ser adotado nacionalmente
Conteúdo

Sistema desenvolvido na Paraíba poderá ser adotado nacionalmente

PJe Gerencial foi rebatizado de Sistema de Apoio Operacional ao PJe por instrução do CSJT
publicado: 29/03/2016 07h50 última modificação: 19/09/2023 10h39

O Sistema PJe Gerencial, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal do Trabalho da Paraíba (Setic) poderá ser adotado nacionalmente. Por instrução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), foi rebatizado e ganhou o nome de Sistema de Apoio Operacional ao PJe (SAO-PJe). A Proposta de Projeto está tramitando no CSJT para que seja distribuído nacionalmente em conjunto com as novas versões do PJe.

O Sistema já foi disponibilizado pela Setic para magistrados e servidores do TRT da Paraíba. Trata-se do antigo PJe Gerencial, ferramenta cujo desenvolvimento teve início em 2014. A nova versão, que passa a ser Sistema de Apoio Operacional ao PJe (SAO-PJe), é uma ferramenta capaz de oferecer diversos tipos de relatórios e indicar problemas específicos de Unidades Judiciárias, tanto da Primeira, quanto da Segunda Instância, a exemplo de inconsistências no trâmite processual, que podem gerar impacto em estatísticas. A ferramenta auxilia na distribuição do trabalho entre os servidores e na identificação de possíveis obstáculos, com subsídios extraídos diretamente da base de dados do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). O SAO-PJe traz diversas melhorias, entre as quais se destacam a possibilidade de clicar em links que abrem a Tarefa ou o Detalhe do Processo diretamente no PJe, criação de relatórios públicos e segurança aprimorada do ponto de vista tecnológico.

A Setic, em conjunto com a Secretaria do Tribunal Pleno e de Coordenação Judiciária (STPCJ), tem oferecido diversos relatórios que visam tornar o trabalho com o PJe mais célere, a exemplo de Prazos para Elaboração de Voto e Informações para Relatório da Sentença, assim como alguns já disponibilizados há mais tempo, como Sentenças em aberto, Pendências por Vara, Consulta por dígito final do processo, Processos sem movimentação, Processos com votação unânime na sessão, e outros.

O sistema pode ser acessado pelo link SAOPJE (Antigo PJe Gerencial), disponível na Intranet, ou pelo endereço eletrônico https://pje.trt13.jus.br/saopje/.