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2023_08_24_Relatório de Verificação de GEE_TRT_13-rev03.html

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T R I B U N A L R E G I O N A L D O
T R A B A L H O D A 1 3 R E G I A O
TOMADORA DOS SERVIÇOS
2023
Versão: 03
Relatório de Verificação de GEE
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RELATÓRIO DE
VERIFICAÇÃO DE
INVENTÁRIO DE GEE
RQ 0409
Rev.03
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Sumário
GLOSSÁRIO ................................................................................................................ 2
IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES ............................................................................ 3
1.1 ORGANISMO DE VERIFICAÇÃO .................................................................. 3
1.2 ORGANISMO INVENTARIANTE .................................................................... 3
INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO .............................................................. 3
SUMÁRIO EXECUTIVO ........................................................................................ 4
PROCESSO DE VERIFICAÇÃO ........................................................................... 5
4.1 SÍNTESE ........................................................................................................ 5
4.2 VISÃO GERAL SOBRE VERIFICAÇÃO DE ACORDO COM O PROGRAMA
BRASILEIRO GHG PROTOCOL ............................................................................... 6
4.3 PRINCÍPIOS DE VERIFICAÇÃO .................................................................... 6
4.4 CONCEITOS-CHAVE DA VERIFICAÇÃO ...................................................... 7
4.5 CONFLITO DE INTERESSE .......................................................................... 8
4.6 METODOLOGIA ............................................................................................. 8
4.7 PLANO DE AMOSTRAGEM ........................................................................... 9
4.8 FONTES EXCLUÍDAS .................................................................................... 9
4.9 ACHADOS DA VERIFICAÇÃO ....................................................................... 9
4.10 DOCUMENTOS ANALISADOS: ................................................................... 11
4.11 VISITAS AO LOCAL ..................................................................................... 12
PLANO DE VERIFICAÇÃO.................................................................................. 13
RELATÓRIO DE ERROS E AÇÕES CORRETIVAS ............................................ 13
CONCLUSÃO DA EQUIPE DE VERIFICAÇÃO ................................................... 14
ANEXO 1: Formulário de Verificação ................................................................... 15
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VERIFICAÇÃO DE
INVENTÁRIO DE GEE
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GLOSSÁRIO
ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas
CH
4
Metano
CO
2
Dióxido de Carbono
CO
2
e
Dióxido de Carbono Equivalente
CDI
Conflito de interesse
CEBDS
Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável
EPB
Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol de Contabilização,
Quantificação e Publicação de Inventários Corporativos de Emissões de Gases
de Efeito Estufa
Escopo 1
Emissões Diretas de GEE
Escopo 2
Emissões Indiretas de GEE de Energia
Escopo 3
Ouras Emissões Indiretas de GEE
EV
Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol
FGV
Fundação Getulio Vargas
GEE
Gás de Efeito Estufa
GVces
Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (EAESP)
GWP
Global Warming Potential (Potencial de Aquecimento Global)
N
2
O
Óxido Nitroso
OA
Organismo de Acreditação
OI
Organização Inventariante
OV
Organismo de Verificação
PFC
Perfluorcarbono
RPE
Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol
SF6
Hexafluoreto de enxofre
WBCSD
World Business Council for Sustainable Development (Conselho Empresarial
Mundial para o DesenvolvimentoSustentável)
WRI
World Resources Institute
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VERIFICAÇÃO DE
INVENTÁRIO DE GEE
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IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES
1.1 ORGANISMO DE VERIFICAÇÃO
Razão Social:
BENRI Classificação da Produção de Açúcar e Etanol
Ltda.
CNPJ:
13.119.350/0001-13
Endereço:
R. Cezira Giovanoni Moretti, 600 sala 15. Santa Rosa.
Piracicaba-SP. CEP: 13414-157
Contato:
contact@benriratings.com
Telefone:
(19) 3423-9515
1.2 ORGANISMO INVENTARIANTE
Razão Social
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13 REGIAO
CNPJ:
02.658.544/0001-70
Endereço:
Avenida Corálio Soares de Oliveira, S/N. Centro. João
Pessoa/PB. CEP: 58013-260.
Contato:
Jackson Bertamoni de Lima
Telefone:
(83) 3533-6107
INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO
Período do inventário:
01/01/2022 até 31/12/2022
Data da visita:
23/08/2023
Nível de confiança:
Razoável
Limites
organizacionais:
Controle Operacional
Limites operacionais:
Escopo 1 e Escopo 2
Responsável pelo
inventário:
Jackson Bertamoni de Lima
Verificador líder:
Sérgio Roberto Bastos de Carvalho
Membros da equipe de
verificação:
-
Revisor Independente:
Cláudia Freitas
Data de emissão do
relatório:
24/08/2023
Versão:
03
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VERIFICAÇÃO DE
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SUMÁRIO EXECUTIVO
Responsabilidades do BENRI
(Organismo Verificador)
O BENRI é responsável por realizar a verificação
por terceira parte do Inventário de Emissões de
Gases de Efeito Estufa e assegurar que ele foi
desenvolvido de acordo com todos os critérios
estabelecidos pelas metodologias aplicáveis.
Responsabilidades do
Organismo Inventariante
A Organização Verificada é responsável por
preparar o Inventário de Emissões de Gases de
Efeito Estufa, disponibilizar a documentação
necessária e providenciar todas as evidências
necessárias para apoiar as informações
incluídas do Inventário de Emissões de Gases de
Efeito Estufa
Metodologias Utilizadas para a
Verificação
Especificações do programa Brasileiro GHG
Protocol de Contabilização, Quantificação e
Publicação de Inventários Corporativos de
Emissões de Gases de Efeito Estufa (EPB).
Especificações de Verificação do programa
Brasileiro GHG Protocol (EV);
ABNT NBR ISO 14064-3 Gases de Efeito
Estufa Parte 3: Especificações e Orientações
para Validação e Verificação de Declarações
Relativas a Gases de Efeito Estufa.
Atividades Realizadas
O processo de verificação consiste em: análise
de consistência do Inventário de Emissões de
Gases de Efeito Estufa, revisão da
documentação relacionada, visita ao site
inventariado, entrevistas com os envolvidos no
processo de elaboração Inventário, elaboração
do relatório de verificação e declaração de
verificação.
Comentários e
Recomendações
Cabe destacar a postura e a seriedade da
equipe da OI com o tema sustentabilidade
e com a organização dos dados de GEE
.
Além disso, todos os colaboradores
envolvidos são muito bem preparados e
interessados nos assuntos e nas
metodologias relacionados a emissão de
GEE.
Conclusões
O inventário de emissões de GEE foi verificado
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e a Declaração de Verificação foi emitida com
nível de confiança RAZÓAVEL nos moldes do
GHG Protocol Programa Brasileiro.
O BENRI fornece confiança limitada que o
relatório de emissões de GEE da TRIBUNAL
REGIONAL DO TRABALHO DA 13 REGIAO
estão dentro dos limites de materialidade e,
portanto, é uma representação justa dos
dados e informações de GEE e foi preparado
de acordo com as EPB.
Nome (Responsável Técnico):
Sérgio Roberto Bastos de Carvalho
Data Versão:
28/08/2023 03
PROCESSO DE VERIFICAÇÃO
4.1 SÍNTESE
O BENRI Classificação da Produção de Açúcar e Etanol Ltda. realizou a Verificação dos
Escopos 1 e 2 do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do TRIBUNAL
REGIONAL DO TRABALHO DA 13 REGIAO dentro dos padrões e critérios
estabelecidos pelo Programa Brasileiro GHG Protocol e pela norma ABNT NBR ISO
14064-3.
O processo de Verificação se dividiu em 3 fases distintas:
Fase 1
Análise do inventário de emissões de GEE, consistindo na avaliação documental
da Organização Inventariante com o objetivo de subsidiar as etapas/decisões da
verificação. Tem como resultado a elaboração dos planos de Auditoria e
Amostragem.
Fase 2
I. Avaliação dos documentos que corroboram a veracidade dos dados
contidos no inventário;
II. Visita às unidades inventariadas selecionadas com base na
regulamentação das Especificações de Verificação EV do Programa
Brasileiro GHG Protocol para conhecimento das fontes de emissão e
entrevista com atores envolvidos;
III. Resolução das questões pendentes via relatório de erros e ações
corretivas;
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IV. Emissão de relatório de verificação.
Fase 3
Emissão da Declaração de Verificação.
Este relatório apresenta as conclusões referentes à Fase 2 e os resultados da Fase 1
nos itens 4. 7 “Plano de Amostragem” e item 5. “Plano de Auditoria”.
Objetivando manter a transparência do processo de verificação, todas as premissas
adotadas estão documentadas e todos os documentos de suporte estão referenciados
na seção 6.
4.2 VISÃO GERAL SOBRE VERIFICAÇÃO DE ACORDO COM O
PROGRAMA BRASILEIRO GHG PROTOCOL
O objetivo principal da verificação do Inventário Corporativo de Emissões de Gases de
Efeito Estufa por terceira parte é assegurar sua credibilidade e, portanto, oferecer aos
stakeholders confiança que os inventários de GEE verificados, apresentados ao
Programa Brasileiro, representem informações e contabilizações fiéis, verdadeiras e
justas sobre as emissões de GEE livres de desvios materiais e de acordo com as
regras de contabilização e elaboração de inventários do Programa Brasileiro. A
verificação por terceira parte é uma prática amplamente aceita para assegurar a
precisão dos dados de emissões.
4.3 PRINCÍPIOS DE VERIFICAÇÃO
A ABNT NBR ISO 14064-3:2007 preza que, a aplicação de princípios é fundamental
para a verificação de inventários de emissões de GEE. Os seguintes princípios são a
base das Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol e guiarão
sua aplicação:
4.3.1 Independência
Permanecer independente da atividade a ser verificada e livre de qualquer viés ou
conflito de interesse. Manter a objetividade ao longo da verificação, para assegurar que
os resultados e as conclusões sejam baseados em indícios objetivos obtidos durante a
verificação.
4.3.2 Conduta ética
Demonstrar conduta ética através de confiança, integridade, sigilo e discrição ao longo
do processo de verificação.
4.3.3 Apresentação justa
Refletir com veracidade e exatidão as atividades, os resultados, as conclusões e os
relatórios de verificação. Informar os obstáculos significativos encontrados durante o
processo de verificação, bem como as opiniões divergentes não conciliadas entre
verificadores e organização inventariante.
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4.3.4 Cuidado profissional
Exercer diligência e discernimento profissionais, de acordo com a importância da tarefa
realizada e a confiança depositada por stakeholders.
Ter as habilidades e competências necessárias para realizar a verificação.
Deverá ser garantido também que, o relato das emissões pela Organização
Inventariante esteja de acordo com os princípios de elaboração de inventários de GEE
tais como definidos nas EPB do Programa Brasileiro.
4.4 CONCEITOS-CHAVE DA VERIFICAÇÃO
4.4.1 Nível de Confiança
O nível de confiança é o grau de credibilidade que os stakeholders requerem de um
processo de verificação. dois níveis de confiança, os quais resultam em diferentes
declarações de verificação:
Confiança razoável: As declarações de confiança razoável são normalmente
redigidas de forma positiva; o organismo de verificação fornece confiança
razoável que um relatório de emissões de GEE está materialmente correto, é
uma representação justa dos dados e informações de GEE e foi preparado de
acordo com as EPB. Uma opinião de confiança razoável é geralmente entendida
como aquela que gera o mais alto grau de confiabilidade possível.
Confiança limitada: As declarações de confiança limitada são normalmente
redigidas de forma negativa; o organismo de verificação declara que não
indícios de que o relatório de emissões de GEE não esteja materialmente
correto, não seja uma representação justa dos dados e informações de GEE e
não tenha sido preparado de acordo com as EPB. Resultados com confiança
limitada dão menor credibilidade aos dados informados que os resultados com
confiança razoável.
O nível de confiança da verificação é estabelecido de comum acordo antes de o BENRI
e a OI assinarem o contrato de verificação para garantir que as partes estão de acordo
com a profundidade da verificação. No entanto, se as partes concordarem em mudar o
nível de confiança durante o processo, o Programa Brasileiro levará em conta o nível de
confiança declarado na declaração de verificação.
4.4.2 Materialidade
Foi utilizado o conceito de materialidade para determinar se as informações de emissões
de GEE omitidas ou distorcidas poderiam causar desvios materiais nas informações de
emissões da Organização Inventariante.
O Programa Brasileiro define o limite quantitativo de materialidade em 5% (tanto para
mais quanto para menos) do escopo 1 e do escopo 2 do inventário da organização,
separadamente. As emissões da organização para cada escopo devem ser
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consideradas precisas (dentro do limite de 5%) para que seja possível a emissão de
uma declaração de verificação positiva para a Organização Inventariante.
4.4.3 Abordagem Baseada em Risco
Em acordo com os ditames do Programa Brasileiro, foi utilizada, para a verificação, a
abordagem baseada em risco descrita na ABNT NBR ISO 14064-3:2007.
Essa abordagem dirige sua atenção para o sistema de dados, processos, fontes de
emissões e cálculos com maior potencial de riscos para geração de desvios materiais.
As fontes e a magnitude potencial de erros, omissões e informações falsa são aspectos
que devem ser avaliados. De acordo com a ABNT NBR ISO 14064-3:2007 as categorias
avaliadas devem ser as seguintes:
Risco intrínseco de correr uma discrepância material;
Risco de que os controles da organização ou projeto de GEE não previnam ou
impeçam a detecção de uma discrepância material;
Risco de que o verificador não detecte discrepância material que não tenha sido
corrigida pelos controles da organização ou projeto de GEE.
4.5 CONFLITO DE INTERESSE
De acordo com as Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol,
conflito de interesse é definido como uma situação em que o organismo de verificação
tem interesses profissionais ou pessoais que possam impedir sua habilidade de revisar
e avaliar objetivamente se o Inventário de Emissões de GEE da organização cumpre
todas as especificações de verificação pré-estabelecidas. Segundo as mesmas
especificações, mesmo não havendo indicação explicita de relacionamento
comprometido entre as duas partes, um conflito de interesse pode ser caracterizado por
envolver uma situação em que a manifestação de impropriedade possa reduzir a
confiança na capacidade do organismo de verificação de avaliar as emissões
informadas.
Para proteger o rigor e a credibilidade do processo de verificação, não devem existir
conflitos de interesse. As atividades de verificação devem ser realizadas de forma
independente, não-discriminatória, transparente e digna de confiança, conforme
determinado pela ISO 14065:2015.
Para efeitos da presente verificação, O BENRI certifica, através do “RQ 0413 -
Formulário de Avaliação de CDI”, que nenhum conflito de interesse exista entre ele e a
organização verificada, ou qualquer dos indivíduos membros da equipe de verificação
envolvidos na verificação do inventário de emissões de GEE da organização.
4.6 METODOLOGIA
A atividade de verificação foi orientada por um procedimento interno “PD 004
Procedimento de Verificação” que busca garantir a transparência e a excelência do
processo de verificação.
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Este documento contém informações de como o inventário foi verificado e como os
resultados da verificação foram obtidos.
4.7 PLANO DE AMOSTRAGEM
Fonte de Emissão
Montante
de
Emissões
(tCO2e)
Participação
no total de
emissões (%)
Risco
Inerente
Risco de
Controle
Risco de
Detecção
Amostragem a ser
Verificada (%)
Combustão
Estacionária
1,91
0,71%
Baixo
Alto
Médio
100%
Combustão Móvel
16,91
6,28%
Baixo
Alto
Médio
100%
Emissões
Fugitivas
171,901
63,83%
Alto
Alto
Alto
100%
Consumo de
Eletricidade
78,59
29,18%
Médio
Alto
Alto
100%
4.8 FONTES EXCLUÍDAS
Fonte de Emissão
Escopo
Razões da Exclusão
4.9 ACHADOS DA VERIFICAÇÃO
Verificação realizada a partir dos seguintes documentos fornecidos pela TRIBUNAL
REGIONAL DO TRABALHO 13 REGIÃO:
Ferramenta GHG Protocol
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa TRT 13
A seguir serão apresentadas as emissões verificadas separadas por escopo.
4.9.1 Emissões Escopo 1
Fonte de emissão
Descrição
Combustão estacionária
Consumo de gás liquefeito de petróleo GLP na
copa do edifício sede.
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Consumo de óleo diesel em geradores de energia
elétrica.
Combustão móvel
Consumo mensal por tipo de combustível. Frota
própria de 20 veículos flex e 07 veículos coletivos
movidos a diesel.
Emissões fugitivas
Recarga de extintores de incêndio. Consumo
confirmado de 0,2 kg por extintor e total de 13,9 kg
de CO2.
Cargas de gás refrigerante em aparelhos de ar
condicionado (HFC: R-410A, HCFC: R-22 e R
134A).
TABELA 1 EMISSÕES VERIFICADAS DE ESCOPO 1
Fonte de Emissão
Emissão
tCO
2
e
tCO
2
biogênico
Combustão estacionária
1,919
0,080
Combustão móvel
16,906
5,244
Emissões fugitivas
171,906
-
TOTAL
190,731
5,324
Outros gases não regulados pelo
Protocolo Quioto
(R-22)
71,808
-
4.9.2 Emissões Escopo 2
Fonte de emissão
Descrição
Eletricidade (abordagem de
localização)
Consumo de energia elétrica.
TABELA 2 EMISSÕES VERIFICADAS DE ESCOPO 2
Fonte de Emissão
Emissão
tCO
2
e
tCO
2
biogênico
Eletricidade (abordagem de localização)
78,586
-
TOTAL
78,586
-
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4.9.3 Emissões Escopo 3
Fonte de emissão
Descrição
-
-
TABELA 3 EMISSÕES VERIFICADAS DE ESCOPO 3
Fonte de Emissão
Emissão
tCO
2
e
tCO
2
biogênico
-
-
-
4.9.4 Total de emissões verificadas
TABELA 4 TOTAL DE EMISSÕES VERIFICADAS POR TIPO DE GÁS
Emissão de GEE em toneladas de CO
2
equivalente (tCO
2
e)
GEE
Escopo 1
Escopo 2
(Abordagem
baseada em
localização)
Escopo 2
(Abordagem
baseada em
escolha de
compra)
Escopo 3
CO
2
18,281
78,586
-
-
CH
4
0,028
-
-
-
N
2
O
0,530
-
-
-
HFCs
171,892
-
-
-
PFCs
-
-
-
-
SF
6
-
-
-
-
NF
3
-
-
-
-
Total
190,731
78,586
-
-
Biogênico
5,324
-
-
-
4.10 DOCUMENTOS ANALISADOS:
Ferramenta GHG Protocol versão 2023.0.3
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa TRT 13
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4.11 VISITAS AO LOCAL
4.11.1 Instalações Comerciais
X
Para determinar o número de instalações comerciais a serem visitadas, foi
identificado que a organização verificada possui um sistema centralizado
de gestão, sendo assim, foi realizada uma visita ao escritório responsável
por fiscalizar o desenvolvimento e implantação do sistema de gestão de
inventário.
Para determinar o número de instalações comerciais a serem visitadas, foi
identificado que a organização verificada possui um sistema
descentralizado de gestão, sendo assim, uma amostra foi determinada com
base na fórmula apresentada nas Especificações de Verificação do
Programa Brasileiro GHG Protocol e foram visitadas instalações.
A organização verificada não possui instalações comerciais, sendo assim,
não foram realizadas visitas a este tipo de instalações.
4.11.2 Instalações Não-comerciais
Para determinar o número de instalações não-comerciais a serem visitadas
foi utilizada a Opção 1 das Especificações de Verificação do Programa
Brasileiro GHG Protocol. De acordo com esta opção foi definida uma
amostra de instalações a serem visitadas.
Para determinar o número de instalações não-comerciais a serem visitadas
foi utilizada a Opção 2 das Especificações de Verificação do Programa
Brasileiro GHG Protocol. De acordo com esta opção foram visitadas
instalações que juntas constituem 75% ou mais das emissões de escopo 1.
Para determinar o número de instalações não comerciais a serem visitadas
foi utilizada a Opção 3 das Especificações de Verificação do Programa
Brasileiro GHG Protocol. De acordo com esta opção foram visitadas
instalações que individualmente respondem por mais de 5% das emissões
de escopo 1 e juntas 40% das emissões de escopo 2.
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X
A organização verificada não possui instalações não-comerciais, sendo
assim, não foram realizadas visitas a este tipo de instalação.
Foram empreendidas visitas aos locais listados abaixo:
Nome do local
Relação do local com
a holding
Endereço
Data da visita
TRIBUNAL REGIONAL
DO TRABALHO DA 13
REGIAO
Sede
Avenida Corálio Soares
de Oliveira, S/N. Centro.
João Pessoa/PB. CEP:
58013-260.
23/08/2023
PLANO DE VERIFICAÇÃO
RELATÓRIO DE ERROS E AÇÕES CORRETIVAS
Tipo
(NC/ESC)
Descrição
Material/Imaterial
Resposta do
cliente
Status
1
NC
Não contabilizadas emissões
fugitivas de recarga de ar
Imaterial
Inventário
revisado
Fechado
Data Horário Atividade Instalação Visitada Verificador
07/08/2023
-
Fase 1: Avaliação do inventário para
análise de riscos e definição do Plano de
Verificação e Amostragem
Atividade feita remotamente pelo
Verificadorder
Sergio Carvalho
22/08/2023 - Deslocamento São Paulo-João Pessoa - Sergio Carvalho
08:30 Reunião de Abertura
09:00 Escopo 1 - Combustão Estacionária
11:00 Escopo 1 - Combustão Móvel
12:00 Almoço
13:00 Escopo 1 - Combustão Móvel
14:00 Escopo 1 - Emissões Fugitivas
15:00 Escopo 2 - Energia Elétrica
17:00 Preparação reunião de encerramento
17:30 Reunião de Encerramento
24/08/2023 -
Deslocamento João Pessoa-São Paulo -
24/08/2023
-
Elaboração de Relatório/Declaração de
Verificação de GEE
Atividade feita remotamente pelo
Verificadorder
Sergio Carvalho
24/08/2023
- Revisão Técnica
Atividade feita remotamente pela
Revisora Técnica
Cláudia Freitas
Avenida Corálio Soares de
Oliveira, S/N - próximo à Praça da
Independência. Centro. João
Pessoa/PB.
Sergio Carvalho
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Tipo
(NC/ESC)
Descrição
Material/Imaterial
Resposta do
cliente
Status
condicionado de automóvel com
gás R134A em total de 0,45 kg
CONCLUSÃO DA EQUIPE DE VERIFICAÇÃO
Como responsáveis pelas atividades de verificação do inventário de GEE da
Organização Inventariante, atestamos com confiança
RAZÓAVEL
que o inventário de
emissões de GEE da
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13 REGIAO.
está
dentro dos limites de materialidade e, portanto, é uma representação justa dos dados e
informações de GEE e foi preparado de acordo com as EPB.
24/08/2023
Sérgio Carvalho, Verificador líder
Data
24/08/2023
Cláudia Freitas, Revisor independente
Data
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GEE
RQ O409
Rev.02
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ANEXO 1: Formulário de Verificação
Informações Gerais do Processo de Verificação
Organismo
Inventariante
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13 REGIAO
Período do Inventário
01/01/2022 até 31/12/2022
Nível de Confiança
Razoável
Limites Organizacionais
Controle Operacional
Data da Avaliação
23/08/2023
Equipe de Verificação
Nome
Atribuições no
Processo
Sérgio Carvalho
Verificador Líder
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GEE
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Cláudia Freitas
Revisora Técnica
Equipe do Organismo de Inventariante
Nome
Cargo
Thiago de Oliveira Andrade
Desembargador Presidente do
TRT13
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
Secretaria de Governança e Gestão
Estratégica
Jackson Bertamoni de Lima
Seção de Gestão Socioambiental
Thatiane Carrilho Simões Lemos
Seção de Gestão Socioambiental
Adenilson Borba Lopes da Silva
Seção de Gestão Socioambiental
Emerson Santos Maul de Andrade
Coordenadoria de Arquitetura,
Engenharia, Manutenção,
Conservação e Limpeza
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Formulário de Verificação
0.1 Avaliação de Conformidade com as Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
0.1.1
Os Limites Geográficos relatados no inventário
estão corretos?
Sim
0.1.2
A abordagem de Controle Organizacional está
correta?
Sim
0.1.3
Os Limites Operacionais descritos estão
corretos em sua completude?
Sim
0.1.4
O Inventário de Emissões de GEE e seus
dados estão disponíveis no padrão descrito
pelas EPBGHG Protocol e pela Norma ABNT
NBR ISO 14064?
Sim
0.1.5
Os princípios da materialidade e da
contabilização e elaboração de inventários de
emissões de GEE foram respeitados?
Sim
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0.2 Avaliação do Sistema de Obtenção de Dados de GEE
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
0.2.1
O plano de gestão de GEE está bem
implementado (se aplicável)?
Sim
0.2.2
O quadro de colaboradores é competente e
suficiente para manutenção dos dados de
GEE?
Sim
0.2.3
Como foram obtidos os dados de emissão de
GEE?
A partir de relatórios gerenciais, notas fiscais de
fornecimento, faturas e relatórios técnicos
0.2.4
A coleta e a rastreabilidade das informações de
GEE inseridas estão respeitando os princípios
da contabilização e elaboração de inventários
de GEE?
Sim
Emissões Escopo 1
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1.1 Emissões Escopo 1 - Combustão Estacionária
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.1.1
Como foi obtida a quantidade de combustível
consumida em combustão estacionária?
Consumo de gás liquefeito de petróleo GLP
nas copas/cozinhas dos edifícios ligados ao
tribunal. Consumo verificado: 0,39 t.
Consumo de óleo diesel em geradores de
energia elétrica.
Consumo verificado:
327,61 litros
1.1.2
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
1.1.3
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
Ferramenta do Programa Brasileiro GHG
Protocol Versão 2023.0.3.
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1.2 Emissões Escopo 1 - Combustão Móvel
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.2.1
Como foi obtida a quantidade de combustível
consumida em combustão móvel?
Consumo mensal por tipo de combustível. Frota
própria de 20 veículos flex e 08 veículos
coletivos movidos a diesel.
Consumo verificado:
Diesel: 1.669,53 litros
Gasolina: 7.701,86 litros
Etanol: 1.142,54 litros
1.2.2
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
1.2.3
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
Ferramenta do Programa Brasileiro GHG
Protocol Versão 2023.0.3.
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1.3 Emissões Escopo 1 - Emissões Fugitivas
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.3.1
Descrição da(s) atividade(s) responsável(is)
pela emissão fugitiva.
Recarga de 84 extintores de incêndio. Consumo
estimado de 0,2 kg por extintor.
Consumo verificado: 0,014 tCO2
Cargas de gás refrigerante em aparelhos de ar
condicionado. Consumo verificado:
Consumo Gás refrigerante (HFC) R-410A: 89,06
kg
Consumo Gás refrigerante (HFC)134A: 0,45 kg
Consumo Gás refrigerante (HCFC) R-22: 40,8
kg
1.3.2
Qual(is) gás(es) é(são) emitido(s)?
Recarga de extintores de incêndio: CO2
Cargas de gás refrigerante em aparelhos de ar
condicionado: R-410A, R134A e R-22.
1.3.3
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
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1.3 Emissões Escopo 1 - Emissões Fugitivas
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.3.4
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
Ferramenta do Programa Brasileiro GHG
Protocol Versão 2023.0.3.
1.4 Emissões Escopo 1 - Processo Industrial
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.4.1
Descrição do(s) processo(s) industrial(is)
responsável(is) pela emissão.
N/A.
1.4.2
Qual(is) gás(es) é(são) emitido(s)?
N/A.
1.4.3
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
1.4.4
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
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1.5 Emissões Escopo 1 - Mudança de Uso do Solo
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.5.1
Descrição do(s) processo(s) de mudanças no
uso do solo responsável(is) pela emissão.
N/A.
1.5.2
Qual(is) gás(es) é(são) emitido(s)?
N/A.
1.5.3
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
1.5.4
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
1.6 Emissões Escopo 1 - Resíduo Sólido
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.6.1
Descrição do resíduo: características,
composição e tratamento (aterro, incineração
etc.)
N/A.
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1.6 Emissões Escopo 1 - Resíduo Sólido
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.6.2
Qual(is) GEE é emitido em detrimento do
resíduo?
N/A.
1.6.3
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
1.6.4
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
1.7 Emissões Escopo 1 - Efluentes
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.7.1
Descrição do efluente: características,
composição e tratamento.
N/A.
1.7.2
Qual(is) GEE é emitido em detrimento do
efluente?
N/A.
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1.7 Emissões Escopo 1 - Efluentes
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.7.3
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
1.7.4
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
1.8 Emissões Escopo 1 - Processo Agrícola
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.8.1
Descrição do processo agrícola responsável
pela emissão.
N/A.
1.8.2
Qual(is) GEE é emitido em detrimento do
processo agrícola?
N/A.
1.8.3
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
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1.8 Emissões Escopo 1 - Processo Agrícola
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
1.8.4
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
Emissões Escopo 2
2.1 Emissões Escopo 2 - Sistema Interligado Nacional (SIN)
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
2.1.1
Como foi obtida a quantidade de energia
elétrica consumida (concessionária ou
medidores)?
Abordagem de localização. Consumo obtido das
faturas de consumo de energia elétrica da
concessionária Energisa S.A.
Valor verificado: 1.876,383 MWh
2.1.2
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
2.1.3
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
Ferramenta do Programa Brasileiro GHG
Protocol Versão 2023.0.3.
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2.2 Emissões Escopo 2 - Compra de Vapor
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
2.2.1
Como foi obtida a quantidade de vapor
consumida (concessionária ou medidores)?
N/A.
2.2.2
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
2.2.3
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
2.3 Emissões Escopo 2 - Compra/Geração de Energia Elétrica de Outras Fontes
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
2.3.1
Como foi obtida a quantidade consumida de
energia elétrica (concessionária ou
medidores)?
N/A.
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2.3 Emissões Escopo 2 - Compra/Geração de Energia Elétrica de Outras Fontes
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
2.3.2
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
2.3.3
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
Emissões Escopo 3
3.1 Emissões Escopo 3 - Transporte/Distribuição Upstream
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
3.1.1
Descrição do transporte do produto ou do
serviço.
N/A.
3.1.2
Como foi feita a coleta, registro e
encaminhamento dos dados das emissões
(contábil ou medidores)?
N/A.
3.1.3
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
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3.1 Emissões Escopo 3 - Transporte/Distribuição Upstream
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
3.1.4
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
3.2 Emissões Escopo 3 - Transporte/Distribuição Downstream
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
3.2.1
Descrição do transporte do produto ou do
serviço.
N/A.
3.2.2
Como foi feita a coleta, registro e
encaminhamento dos dados das emissões
(contábil ou medidores)?
N/A.
3.2.3
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
3.2.4
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
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3.3 Emissões Escopo 3 - Resíduos Sólidos
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
3.3.1
Descrição do resíduo: características,
composição e tratamento (aterro, incineração
etc.)
N/A.
3.3.2
Qual GEE é emitido em detrimento do resíduo?
N/A.
3.3.3
Como foi feita a coleta, registro e
encaminhamento dos dados das emissões
(contábil ou medidores)?
N/A.
3.3.4
Medidores calibrados (se aplicável)?
N/A.
3.3.5
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
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3.4 Emissões Escopo 3 - Efluentes
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
3.4.1
Descrição do efluente: características,
composição e tratamento.
N/A.
3.4.2
Qual GEE é emitido em detrimento do
efluente?
N/A.
3.4.3
Como foi feita a coleta, registro e
encaminhamento dos dados das emissões
(contábil ou medidores)?
N/A.
3.4.4
Especificações dos medidores (características,
registros de medição e calibração).
N/A.
3.4.5
Qual foi a metodologia utilizada para o cálculo
das emissões?
N/A.
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3.5 Emissões Escopo 3 - Viagens à Negócios
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
3.5.1
Descrição da viagem realizada (destino da
viagem; meio de locomoção: rodovia, ferrovia,
aérea etc.).
N/A.
3.5.2
Como foi feita a coleta, registro e
encaminhamento dos dados das emissões
(contábil ou medidores)?
N/A.
3.5.3
Qual foi a metodologia utilizada para lculo
das emissões?
N/A.
3.6 Emissões Escopo 3 - Deslocamento Casa-Trabalho
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
3.6.1
Descrição dos deslocamentos e dos meios de
locomoção.
N/A.
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3.6 Emissões Escopo 3 - Deslocamento Casa-Trabalho
Item
Questão
Resultados da Auditoria
Correção/Esclarecimento
Conclusão
3.6.2
Como foi feita a coleta, registro e
encaminhamento dos dados das emissões?
N/A.
3.6.3
Qual foi a metodologia utilizada para lculo
das emissões?
N/A.