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Linguagem Simples

publicado 21/08/2024 10h24, última modificação 02/10/2024 09h57

A Linguagem Simples é uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva. Além de ser uma técnica, é também uma causa social, pois defende o acesso efetivo dos cidadãos e cidadãs aos serviços públicos e o pleno entendimento dos seus direitos e deveres. 


Como utilizar a linguagem simples? Siga os 10 passos abaixo:

     

1. Planeje

– Quem é o seu público-alvo?

– Qual é a mensagem que você quer passar?

2. Invista na empatia

– Coloque-se no lugar de quem vai ler o texto.

– Qual a dificuldade que o leitor pode ter?

3. Organize as ideias

– Estruture o seu texto e pense na sequência lógica das ideias.

– Use títulos, subtítulos e marcadores. Assim, você ajuda o leitor a perceber o que é importante e a se orientar com facilidade.

4. Priorize

– As informações mais importantes devem vir no início do seu texto.

5. Prefira usar frases em ordem direta

Exemplo:

(Usar) O servidor realizou a fiscalização.

(Evitar) A fiscalização foi realizada pelo servidor.

6. Evite escrever frases com mais de 20 palavras

– Divida o texto em parágrafos curtos. Use frases objetivas.

7. Evite o uso de palavras difíceis para o seu público

– Se precisar usar siglas, jargões ou termos técnicos, explique o significado na sequência. 

8. Utilize elementos visuais

– Avalie quando é melhor mostrar (visual) ou contar (texto).

– Diagramas, tabelas e gráficos facilitam a compreensão do conteúdo.

9. Revise

– Verifique se as informações estão claras e compreensíveis: um segundo olhar sempre contribui.

10. Teste

– Sempre que possível, teste a facilidade da leitura do documento com o seu público-alvo.

Fonte: Agência Nacional das Águas (ANA) https://www.gov.br/ana/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/linguagemsimples/linguagemsimples  

 

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