Linguagem Simples
A Linguagem Simples é uma forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva. Além de ser uma técnica, é também uma causa social, pois defende o acesso efetivo dos cidadãos e cidadãs aos serviços públicos e o pleno entendimento dos seus direitos e deveres.
Como utilizar a linguagem simples? Siga os 10 passos abaixo:
1. Planeje– Quem é o seu público-alvo? – Qual é a mensagem que você quer passar? |
2. Invista na empatia– Coloque-se no lugar de quem vai ler o texto. – Qual a dificuldade que o leitor pode ter? |
3. Organize as ideias– Estruture o seu texto e pense na sequência lógica das ideias. – Use títulos, subtítulos e marcadores. Assim, você ajuda o leitor a perceber o que é importante e a se orientar com facilidade. |
4. Priorize– As informações mais importantes devem vir no início do seu texto. |
5. Prefira usar frases em ordem diretaExemplo: (Usar) O servidor realizou a fiscalização. (Evitar) A fiscalização foi realizada pelo servidor. |
6. Evite escrever frases com mais de 20 palavras– Divida o texto em parágrafos curtos. Use frases objetivas. |
7. Evite o uso de palavras difíceis para o seu público– Se precisar usar siglas, jargões ou termos técnicos, explique o significado na sequência. |
8. Utilize elementos visuais– Avalie quando é melhor mostrar (visual) ou contar (texto). – Diagramas, tabelas e gráficos facilitam a compreensão do conteúdo. |
9. Revise– Verifique se as informações estão claras e compreensíveis: um segundo olhar sempre contribui. |
10. Teste– Sempre que possível, teste a facilidade da leitura do documento com o seu público-alvo. |
Fonte: Agência Nacional das Águas (ANA) https://www.gov.br/ana/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/linguagemsimples/linguagemsimples
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