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TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13ª REGIÃO
SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA
Ata da 1ª Reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade e
Inclusão – 2021
1.
Identificação da Reunião
Data
Horário
Local
Coordenador da reunião
21/04/2021
Quarta-feira
Início
10h
Término
11h
Videoconferência
Magistrado Paulo Roberto
Vieira Rocha
2.
Objetivos da Reunião - Pauta
1. Apresentação da Comissão;
2. Proposta de criação de cronograma de reuniões;
3.
Proposta de contratação de Profissional
Especialista em Gestão Pública para ministrar curso voltado
para os servidores da área de Engenharia do Tribunal;
4. Assuntos gerais (piso tátil (orçamento); Libras (balcão virtual)…
Participantes
Nome
Lotação
1
Paulo Roberto Vieira Rocha
Juiz Auxiliar da Presidência
2
Lindinaldo Silva Marinho
Juiz Auxiliar da Corregedoria
3
Márcia Valério
SGP
4
Ricardo Gomes Pereira de Mello
CAEMA
5
Jackson Bertamoni de Lima
SEGEPE
6
Isabela Franco Cavalcanti
NUSA
7
Fernanda dos Santos Almeida
SGP
8
Ricardo Oliveira da Silva
OFICIAL DE JUSTIÇA
9
Aryoswaldo José Brito Espínola
SADM
10
Karina Pereira Diniz
Segurança – CSI
3.
Discussão da Pauta
Assunto
Aberta a reunião, o Magistrado condutor apresentou os novos membros da Comissão e, em seguida, propôs a
criação de uma agenda de reuniões,
de forma que,
ao término de uma reunião,
outra já seja designada,
buscando, com isso, sempre manter o tema em pauta. Em seguida falou do avanço do Tribunal em relação ao
tema, a exemplo do recente Balcão virtual
em Libras. Citou outros projetos em andamento, como a instalação
do piso tátil no fórum, realização de cursos voltados para os arquitetos e engenheiros do TRT, com a finalidade
de aguçar
a sensibilidade dos profissionais,
disseminando-a em todo o Tribunal.
Em seguida,
franqueou a
palavra aos demais participantes.
Com a palavra,
Márcia Valério esclareceu que o Gestor da Secretaria Administrativa, Aryoswaldo Espínola,
falaria a respeito do item 3 da pauta,
que trata da proposta de contratação de Profissional
Especialista em
Gestão Pública para ministrar curso voltado para os servidores da área de Engenharia do Tribunal. Proposta
essa que já está na Administração do Tribunal,
posto que incluída no evento relativo aos “100 Dias” da
Administração do Desembargador Leonardo Trajano.
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MARIA
CARDOS
O
BORGES
PAULO
ROBERT
O VIEIRA
ROCHA
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SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA
Ata da 1ª Reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade e
Inclusão – 2021
Antes da fala do Servidor Aryoswaldo, o Magistrado Paulo Roberto expôs que, quanto ao referido curso, dada
a tecnicidade do tema,
em um primeiro momento seria possível
fazê-lo em um formato mais técnico,
tipo
webinário e, em um segundo momento, possivelmente em outubro/2021, realizar-se-ia um curso presencial,
com maior abrangência de público.
Com a palavra, o Servidor Aryoswaldo Espínola pontuou que, ao ser demandada pela Presidência do Tribunal
para lançar uma proposta do que seria trabalhado nos “100 Dias”, uma das preocupações da sua equipe foi
trabalhar
na construção de um projeto de acessibilidade.
Assim,
em um primeiro momento,
pensaram na
contratação de uma
consultoria. Após amadurecimento da ideia com os profissionais envolvidos, evoluiu-se
para outra proposta,
mudando o contexto do anteriormente pensado,
mas que atendessem ao interesse do
Tribunal e da sociedade.
Apresentou,
então,
a proposta de contratação de capacitadores,
visando o nivelamento dos engenheiros e
arquitetos do TRT,
para ministrarem curso
voltado para a norma de acessibilidade, a NBR 9050, para que
todos os projetos,
a partir de então, sejam pensados na acessibilidade, isso porque a referida norma elenca
uma série de medidas que devem ser observadas para o atendimento de tal demanda, apresentando tabelas,
programações etc.
Ao final
da capacitação,
como Oficina,
continuou
Aryoswaldo, ter-se-ia a construção do
projeto trabalhado nos “100 Dias”, a exemplo do projeto de sinalização.
A segunda parte da capacitação,
acrescentou Aryoswaldo,
seria dirigida ao aspecto da comunicação,
abrangendo a forma de comunicação no site, a forma de acolhimento do pessoal
etc. Essa capacitação, por
ser mais bem aproveitada se realizada na forma presencial,
seria em momento mais oportuno, levando-se em
consideração a questão da imunização em relação ao Covid. Ao final, Aryoswaldo pediu apoio do Comitê, para
que o Tribunal avance no projeto de acessibilidade.
Franqueada a palavra,
a Servidora Karina Diniz ponderou que a capacitação prática originou-se do “Projeto
Acessibilidade para Todos”,
realizado há dois anos pelo Tribunal,
e que atingiu o objetivo de tornar o tema
mais acessível.
Em relação ao projeto,
acrescentou,
existia previsão de continuidade,
para que todos os
servidores do Tribunal
participem e sejam treinados para a convivência com pessoas com deficiência, e não
apenas aqueles que atendem o público.
Inclusive,
acrescentou,
quando o Tribunal
participou,
com esse
projeto,
do Prêmio Innovare no ano passado,
ficou entre os 10 finalistas.
Por fim,
opinou pela capacitação
prática/presencial, aduzindo que o objetivo seria melhor alcançado.
O Juiz Lindinaldo Marinho aduziu que existem pequenas ações que podem ser
feitas,
visando sair
das
discussões dos limites físicos e entrar na seara do digital. Acrescentou que o Governo Federal firmou parceria
entre o Ministério da Economia, a Secretaria do Governo Digital
e a UFPB, que, por meio do “LAVID/UFPB” -
Laboratório de Aplicações de
Vídeo Digital,
desenvolveu um conjunto de ferramentas gratuitas,
a “Suíte
VLibras”,
largamente utilizada nos sites do Governo Federal,
para disponibilizar aos usuários de libras uma
ferramenta para fazer a leitura do site, sendo, inclusive, utilizada pelo TST. Nosso TRT, propôs o Magistrado,
poderia, dentro da política de acessibilidade, iniciar as discussões acerca da possibilidade de utilizá-lo em seu
site, se não em toda as páginas, pelo menos nas páginas institucionais principais: home page, subpágina que
trata da forma de contato, a página da Carta de Serviços ao cidadão.
Com a palavra,
Karina participou aos membros que já havia tido uma conversa com Márcia Valério sobre a
possibilidade de se ter na página do TRT um link com as principais figuras/palavras das libras. Assim, mesmo
o servidor que não conhece libras,
teria noção do básico para prestar informações simples. De acordo com
Karina, é uma medida simples e pode virar projeto institucional
a ser encaminhado para o Innovare. Sugeriu,
ainda, que a SETIC possa ficar responsável pelo desenvolvimento, em parceria com a FUNAD.
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Aryoswaldo sugeriu, em relação ao acolhimento, que a acessibilidade seja voltada para todos. Acessibilidade
não só em termos de deficiência, mas voltada para a igualdade de gêneros, entre outras.
Com a palavra, os Servidores Fernanda e Ricardo mencionaram todas as dificuldades pelas quais passam no
Tribunal, no aspecto físico, tanto no prédio das Varas do Trabalho como no Edifício-sede.
O Servidor Jackson frisou que as ações de acessibilidade são monitoradas pelo CNJ, através do Plano de
Logística Sustentável.
Alertou sobre a necessidade de a Comissão fazer
registros históricos sobre as
dificuldades
encontradas
nesse
início de concretização do projeto.
Falou sobre a importância de a
capacitação sobre o tema acessibilidade fazer parte da agenda anual do Tribunal.
Com a palavra,
a servidora Isabela ressaltou a importância da Comissão sempre escutar
os relatos das
pessoas com deficiência sobre as dificuldades vivenciadas por elas para um melhor planejamento das ações
da Comissão e para a execução de ações mais eficazes.
Por
fim,
o Coordenador
da Comissão,
Dr.
Paulo Roberto,
pontuou as deliberações da presente reunião,
acrescentando que,
a partir dessas e de outras que possam ser acrescentadas, a comissão trabalhará para
fazer os encaminhamentos necessários. São elas:
1) Realização de capacitação de engenheiros e arquitetos do Tribunal, de forma telepresencial;
2) Realização de curso de forma presencial, em Outubro/2021,
3)
Continuidade do Projeto Acessibilidade para Todos, resgatando tudo o que já foi
feito e deliberado desde
2019, inclusive o nome do projeto;
4) Demandar junto à SETIC visando a possibilidade de implantação do Suite Vlibras no site deste Regional;
5) Independentemente do andamento das ações mais demoradas,
demandar junta à CEMA a mudança de
maçanetas do Edifício-sede,
dos secadores para mãos livres nos banheiros,
dos leitores de cartões mais
acessíveis para quem está de carro,
remoção de molas e de pequenas barreiras nas portas dos setores e
salas do Tribunal;
6) Que esta comissão de passe a contemplar a questão de acessibilidade dos trangêneros, especialmente
quanto à capacitação para acolhimento (recepção) e utilização de nome social;
7) Utilização, nas plataformas do Tribunal, de avatares;
Deliberou-se, por unanimidade, por reuniões trimestrais, podendo ser periodicidade alterada posteriormente.
Por fim, restou definido o dia 21.07.2021, às 10h00, para a realização da próxima reunião.
A presente Ata foi
digitada por
mim,
Maria Cardoso Borges,
e segue assinada pelo Magistrado PAULO
ROBERTO VIEIRA ROCHA e por mim.
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Data da Ata
Assinatura
João Pessoa, 21 de abril de 2021.
PAULO ROBERTO VIEIRA ROCHA
Juiz Auxiliar da Presidência
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