Você está aqui: Página Inicial > Composição Institucional > Escola Judicial - EJUD > Agenda de Cursos e Eventos > Minicurso “Instituições Laborais e Mercado de Trabalho em uma Perspectiva Internacional"
Conteúdo

Minicurso “Instituições Laborais e Mercado de Trabalho em uma Perspectiva Internacional"

publicado 28/09/2017 16h54, última modificação 28/09/2017 16h54
A Escola Judicial do TRT da 13ª Região realizará o minicurso “Instituições Laborais e Mercado de Trabalho em uma Perspectiva Internacional”, visando oferecer palestras nos temas de instituições laborais, mulheres e mercado de trabalho, a OIT e a Busca pela Justiça Social e as tendências atuais do mercado de trabalho em diferentes países.
Quando
03/10/2017 08h00 até 04/10/2017 12h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Onde
Auditório da Escola Judicial (Centro do Saber e da Cultura do TR13)
Pessoa de contato
Ronaldo Farias
Adicionar evento ao calendário
iCal

O Minicurso é em forma de quatro palestras, oferecidas por dois palestrantes, com interação permanente com o público-alvo, com duração de 2 horas cada palestra.

O ministrante Gerry Rodgers atuou na Organização Internacional do Trabalho (OIT), por 36 anos, com foco em papéis associados à pobreza, desigualdade, trabalho, recursos humanos e emprego em países de baixa e média renda, particularmente no Sudeste e no Sudeste Asiático e na América Latina. Trabalhou em questões do mercado de trabalho em países industrializados e gerenciou equipes de apoio técnico a constituintes da OIT sobre quesitos sociais na América Latina. Iniciou sua carreira como economista de desenvolvimento no papel de Diretor de Pesquisa no Programa de Pesquisa de População e Emprego em 1972 e posteriormente foi responsável por programas de pesquisa no Departamento de Emprego e Desenvolvimento; Chefe de programas de pesquisa do Instituto Internacional de Estudos Trabalhistas (IILS); Chefe da Divisão de Políticas e Sistemas de Treinamento no Departamento de Emprego; E
Diretor da Equipe Técnica Multidisciplinar em Santiago do Chile. Em 1998, Gerry Rodgers tornou-se Conselheiro Técnico no Escritório do Diretor-Geral e membro da Equipe de Transição do Diretor Geral (1998-1999). Enquanto Diretor do Departamento de Integração de Políticas, em 2002, foi nomeado Diretor Técnico da Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização (WCSDG). Em 2005, o Sr. Rodgers foi nomeado Diretor do IILS, onde iniciou o Projeto Century antes de se tornar consultor sênior no Escritório do Diretor-Geral. Desde a sua aposentadoria em 2008, ele foi
Professor Visitante no Instituto para o Desenvolvimento Humano em Nova Deli. O Sr. Rodgers escreveu muitos livros, monografias e artigos, e é co-autor da publicação “OIT e A Busca pela Justiça Social, 1919-2009”, que marcou o início das
publicações institucionais do Projeto Century da OIT. Possui Bacharelado (Hons). Em Matemática, Parte I; Economia, Parte II. Trinity College, Universidade de Cambridge (1965-1968) e Doutorado em Filosofia, Em Desenvolvimento Econômico, Universidade de Sussex. Tese sobre pobreza rural na Índia (1968-1972).

A ministrante Janine Rodgers possui Licenciatura em Economia pela Universidade de Paris. Possui Mestrado em Economia de Desenvolvimento pela Universidade de Sussex. Possui Certificado de Estudos Avançados em Ciência Política do Instituto de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Desenvolvimento em Genebra. Atua como pesquisadora visitante no Instituto de Desenvolvimento Humano de Nova Delhi desde 2008. Foi Secretária Executiva Adjunta da Associação Europeia de Investigação e Formação no Desenvolvimento (EADI) e trabalhou no Gabinete Internacional do Trabalho, no Programa In-focus sobre Crise e acompanhamento da Declaração dos Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho). Foi parte da equipe que escreveu o primeiro relatório global da OIT sobre discriminação. Trabalhou em questões européias, indianas e latino-americanas. Sua pesquisa atual lida com o desenvolvimento inclusivo no Bihar e desigualdade de gênero nos mercados de trabalho indiano e brasileiro.
Dentre as publicações mais recentes da palestrante, destacam-se: “
Contribuição para o livro “Trajectórias contrastantes: Crescimento e desigualdade no Brasil e na Índia” (autores principais: Alexandre de Freitas Barbosa, Maria Cristina Cacciamali e Gerry Rodgers), New Delhi, Cambridge University Press, in press, 2017; “Agentes de mudança no status de mulheres no Bihar" no Indian Journal of Economics, Vol.97 No.384, 2016; “Mudanças nos mercados de trabalho rural em Bihar: 1981-2011" em Himanshu, Praveen Jah e Gerry Rodgers (eds): The Changing Village in India: insights da pesquisa longitudinal, Oxford University Press, 2016; "Contrastes no desenvolvimento em Bihar: um conto de duas aldeias" (com A. Datta, G. Rodgers e B.K.N. Singh) em Journal of Development Studies, Vol.50 No.9, 2014.