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Semana de Gestão de Riscos e Controles Internos

Ações do documento

Curso 1: “Gestão de Riscos e Controles Internos na Administração Pública” - 18 a 20/09 de 2017 Curso 2: “Elaboração de Política de Gestão de Riscos” - 21 e 22/09 de 2017
Quando
18/09/2017 08h00 até 22/09/2017 17h00 (America/Fortaleza / UTC-300)
Participantes
Público-alvo
“Elaboração de Política de Gestão de Riscos”: 10 membros do Comitê de Gestão de Riscos
“Gestão de Riscos e Controles Internos na Administração Pública”: 30 gestores da área meio
Inscrições em www.trt13.jus.br/ejudcursos
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Objetivos:
Apresentar a motivação para a gestão de riscos no Serviço Público Federal;
Apresentar as principais normas e melhores práticas de gestão de riscos;
Apresentar metodologia de gestão de riscos baseada na NBR ISO 31000;
Descrever os principais conceitos da GR .
Desenvolver uma metodologia para elaborar o Plano de Gestão de Riscos do Tribunal;

Programa para os Gestores:

Introdução e alinhamento de conceitos gerenciais;
Principais conceitos gerenciais;
Governança no setor público;
Origem da governança no setor privado e migração para o setor público;
Funções e gestão;
Princípios básicos de governança para o setor público;
Marco constitucional e infraconstitucional da governança pública;
Atores da governança no setor privado e no setor público;
Diretrizes, níveis de análise e mecanismos de governança;
Conflito de agência e accountability;
Relações de accountability no setor privado, no setor público e dentro da entidade;
Visão sistêmica do processo de trabalho no gerenciamento de projetos;
Multi e interdisciplinaridade e boas práticas no gerenciamento dos projetos;
PROJETO BÁSICO – Evento 48
Controle e Auditoria Interna Conceito e distinção entre controle e auditoria interna;
Modelos de referência para controle interno – COSO I e COSO II;
Ambiente interno, objetivos;
Informação, comunicação e monitoramento;
Atividades de controle;
Conceito de 3 linhas de defesa do IIA;
Foco em resultados da Administração Pública;
Proposta para implementação de sistema de controle interno;
Controles Gerenciamento de Riscos – COSO II;
Porque o TCU está focando gestão de riscos e controles internos em suas auditorias;
Onde estão os riscos?
Desafios a serem enfrentados para implantação do sistema de controles e gerenciamento de riscos;
Conceito de risco em projetos;
Por que controlar os riscos;
Importância estratégica das aquisições nas políticas públicas;
Metaprocesso das contratações públicas;
Componentes dos riscos;
Distinção entre restrição, risco, problema e oportunidade;
Espécies de riscos: riscos evitáveis, transferíveis, secundários e residuais;
Comportamento oportunista do agente fornecedor;
Origens e efeitos diretos no processo de aquisição;
Gerenciamento de riscos;
Fluxo do processo de gerenciamento de riscos;
A quem compete o gerenciamento dos riscos nas aquisições;
Fases do processo de gerenciamento dos riscos;
O passo a passo da gestão de riscos;
Os 8 componentes do gerenciamento de riscos segundo o COSO II;
Identificação dos riscos;
Fontes de consultas idôneas;
Metodologias para identificação dos riscos;
Análise qualitativa dos riscos;
Tabelas de mensuração da probabilidade e intensidade do impacto dos riscos;
Análise quantitativa dos riscos;
Fórmulas para análise quantitativa dos riscos;
Tabela de riscos identificados;
Planejamento das respostas aos riscos;
Requisitos da atividade de planejamento das respostas aos riscos;
Identificação dos responsáveis pela implementação das respostas aos riscos;
Elaboração da matriz de riscos;
Fluxo do subprocesso de planejamento das respostas aos riscos;
Verificação da probabilidade e impacto dos riscos secundários;
Controle contínuo e reavaliação dos riscos;
Fluxograma do processo de planejamento e controle de riscos;
Elaborando o Relatório de Análise de Risco – Estudo de Casos;
Entendendo o relatório e seus elementos constitutivos;
Análise de cases para preenchimento do relatório;

Para o treinamento de “Elaboração de Política de Gestão de Riscos”, segue o conteúdo programático:

- 6 horas: palestra com os conceitos básicos de gestão de riscos para os membros do Comitê, teoria básica de gestão de riscos, bem como a estrutura desejável para a Política de Gestão de Riscos do TRT13 e normativos envolvidos;
- 10 horas: workshop de preparação de política de gestão de riscos do Tribunal, com a estrutura básica.