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OFÍCIO TRT AGE Nº 043/2010
João Pessoa, 10 de novembro de 2010.
A Sua Excelência o Senhor
EDVALDO DE ANDRADE
Desembargador Presidente do TRT 13ª Região
NESTA
Senhor Desembargador Presidente,
Tenho a honra de dirigir-me a Vossa Excelência para, em
cumprimento as Resoluções nºs 70, 90 e 99, editadas em 2009, pelo Conselho
Nacional de Justiça - CNJ e como resultado do trabalho desenvolvido por esta
unidade em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação, submeter à
consideração superior o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e
Comunicação do TRT da 13ª Região para o quinquênio 2010/2014.
Colho a oportunidade para sugerir, s.m.j, que seja
determinada a autuação do presente processo como matéria administrativa para
submissão ao E. Tribunal Pleno, a quem compete a análise e homologação do
documento final sob referência.
Destaque-se que a sugestão em comento objetiva o fiel
cumprimento das determinações contidas nas normatizações sobreditas, editadas
pelo CNJ
Respeitosamente,
SAMUEL VON LAER NORAT
Assessor de Gestão Estratégica
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
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PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – DÉCIMA TERCEIRA REGIÃO
RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº XXX/2010
(MINUTA)
Aprovar o Planejamento Estratégico de
Tecnologia da Informação e
Comunicação do Tribunal Regional do
Trabalho da 13ª Região para o
quinquênio 2010/2014.
O EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA
DÉCIMA TERCEIRA REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e
regimentais, em sessão administrativa realizada em XX/XX/2010,
CONSIDERANDO o disposto nos artigos e da Resolução
n.º 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que
dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica do Poder Judiciário;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução n.º 90, de 29 de
setembro de 2009, do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que dispõe sobre
os requisitos de nivelamento de tecnologia da informação no âmbito do Poder
Judiciário;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução 99/2009, de 24
de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Justiça CNJ, que institui o
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação no
âmbito do Poder Judiciário;
CONSIDERANDO o disposto na Resolução 69/2010, de 21
de junho de 2010, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho CSJT, que
institui o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e
Comunicação da Justiça do Trabalho – PETI -JT
CONSIDERANDO os resultados do II Fórum de Gestão
Estratégica, promovido pela Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, no
período de 23 a 25 de agosto de 2010, no auditório da ASTRA 13, nesta
Capital;
CONSIDERANDO, por fim, os resultados dos trabalhos
realizados pela Assessoria de Gestão Estratégica AGE e Secretaria de
Tecnologia da Informação – STI, na pesquisa, coleta de dados, compilação das
informações e elaboração do documento final;
Impresso em papel reciclado. A natureza agradece.
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PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – DÉCIMA TERCEIRA REGIÃO
RESOLVE, por unanimidade:
Art. Aprovar o Planejamento Estratégico de Tecnologia da
Informação e Comunicação PETIC do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª
Região para o quinquênio 2010/2014, na forma estabelecida no Anexo desta
Resolução.
Art. Os planejamentos estratégicos de Tecnologia da
Informação e Comunicação do TRT 13ª Região terão abrangência mínima de
05 (cinco) anos, sendo o acompanhamento trimestral feito, em conjunto, pela
Assessoria de Gestão Estratégica e Secretaria de Tecnologia da Informação
por ocasião das Reuniões de Análise Estratégica – RAE’s, com o envolvimento
dos gestores e servidores ligados a área de TI, além de membros de
comissões específicas designadas pela Presidência, com o fim de identificar as
necessidades de realinhamentos e antecipar estratégias de atuação para o
alcance dos objetivos estratégicos da área.
Art. O referencial estratégico, constante do planejamento a
que se refere esta Resolução Administrativa, orientará a elaboração de
programas, projetos e dos planos táticos e operacionais da unidade de
Tecnologia da Informação do Tribunal.
Parágrafo único: O referencial de que trata o caput deste artigo
conterá:
I - pelo menos um indicador de resultado para cada objetivo
estratégico;
II - metas de curto, médio e longos prazos, associadas aos
indicadores de resultado;
II - projetos e ações julgados suficientes e necessários para o
atingimento dos objetivos e das metas fixadas e alinhadas ao Plano Estratégico
Institucional.
Art. Caberá à Secretaria de Tecnologia da Informação STI
coordenar a implementação e gestão do Planejamento Estratégico da área de
tecnologia, informação e comunicação.
Parágrafo 1º. Para a consecução do disposto no caput deste
artigo, a Presidência do Tribunal poderá designar os responsáveis pelos temas,
objetivos estratégicos, projetos e ações contidas no Planejamento Estratégico
de Tecnologia da Informação e Comunicação.
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PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – DÉCIMA TERCEIRA REGIÃO
Parágrafo 2º. Os magistrados e servidores designados para
os fins de que trata o parágrafo anterior, serão co-responsáveis pela
implementação, nas suas respectivas áreas de atuação, do Planejamento
Estratégico de TIC, observando, para tanto, os objetivos, indicadores, metas,
projetos e ações definidos no referido documento.
Art. As propostas orçamentárias anuais do TRT da 13ª
Região devem ser alinhadas ao Planejamento Estratégico Institucional
2010/2014, de forma a garantir os recursos necessários a execução do
Planejamento Estratégico de TIC.
Art. Esta Resolução entra em vigor na data de sua
publicação.
SALA DE SESSÕES DO TRIBUNAL REGIONAL DO
TRABALHO DA DÉCIMA TERCEIRA. João Pessoa, xx de xxxxxxxxx de 2010.
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PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – DÉCIMA TERCEIRA REGIÃO
ANEXO DA RESOLUÇÃO N.º xxx/2010
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2010/2014
João Pessoa/PB
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ANEXO I
A Estratégia de
TIC do Tribunal
Regional do
Trabalho
13
a
Região
Tribunal Regional do Trabalho –
13
a
Região
Assessoria de Gestão
Estratégica – AGE
Secretaria de
Tecnologia da
Informação – STI
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Introdução
Planejamento Estratégico é o processo através do qual uma organização estabelece
sua estratégia e toma um conjunto de decisões acerca da alocação de seus recursos,
de forma a suportar a sua missão institucional e sua inserção no ambiente em que
atua.
Segundo Peter Drucker (Management: Tasks, Responsibilities, Practices)
“planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior
conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos;
organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e,
através de uma retro alimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas
decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.
O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional
de Justiça por meio da Resolução n.º 70, de 18 de março de 2009, que estabeleceu as
diretrizes e metas de alinhamento para a condução do processo de planejamento
estratégico pelas diversas unidades do Poder Judiciário. Essas diretrizes e metas
serviram como parâmetro para o processo de elaboração e revisão do planejamento
estratégico institucional dos diversos Tribunais da Justiça brasileira, ao longo do ano de
2009.
Dando continuidade ao processo de alinhamento estratégico no âmbito do Judiciário,
o Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução n.º 90, de 29 de setembro
2009, determinou a todos os Tribunais a elaboração e manutenção de um
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação PETIC,
alinhado às diretrizes estratégicas institucionais e nacionais.
Essa resolução, que estabeleceu os requisitos de nivelamento de tecnologia da
informação e comunicação no âmbito do Poder Judiciário, levou em consideração o
alinhamento às metas estabelecidas na Resolução n.º 70/2009.
Por meio da Resolução n.º 90, foram estabelecidas diversas diretrizes e metas a serem
alcançadas pelos Tribunais, até 2014, no que tange à manutenção e evolução dos
serviços de tecnologia da informação e comunicação necessários à adequada
prestação jurisdicional.
Posteriormente foram estabelecidas, de maneira mais ampla, as diretrizes estratégicas
nacionais para a área de tecnologia da informação e comunicação, delineadas pela
Resolução n.º 99, de 24 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Justiça, que
instituiu o Plano Estratégico Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação no
âmbito do Poder Judiciário.
A partir da Resolução n.º 99, coube aos Tribunais elaborar os seus respectivos
planejamentos estratégicos de tecnologia da informação e comunicação, alinhados ao
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Plano Estratégico Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, seus
objetivos, indicadores e metas.
O processo de promoção de uma cultura de planejamento estratégico, evidenciado
pela publicação das resoluções anteriormente descritas e seus desdobramentos, vem
ao encontro da necessidade de aprimoramento contínuo da governança corporativa e
de melhoria das práticas de gestão no Judiciário.
Nesse novo modelo de gestão, o Planejamento Estratégico de Tecnologia da
Informação e Comunicação assume papel central e constitui-se no orientador dos
investimentos nas ações e projetos nacionais de informática coordenados pelo
Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Esse processo de elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia da
Informação e Comunicação, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª
Região, iniciou-se no corrente ano e culminou com o II Fórum de Gestão Estratégica do
TRT da 13ª Região, realizado pela Assessoria de Gestão Estratégica em parceria com a
Secretaria de Tecnologia da Informação.
O evento ocorreu durante três dias, no período de 23 a 25 de agosto, no auditório da
ASTRA 13 e contou com a participação de diretores e servidores do Tribunal Regional
do Trabalho.
Como preparação para o Fórum, foi feita pesquisa de opinião, a fim de obter um
diagnóstico da área de gestão da informação, com a identificação das atividades
desenvolvidas, oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos além de Missão,
Visão, Valores, Objetivos, Metas e Indicadores.
Para auxiliar nos trabalhos, a AGE contou com a participação dos servidores José Silva
Barbosa e Adalberto Henrique Balão, respectivamente, Assessor de Planejamento e
Gestão e Secretário Geral da Presidência, ambos do Tribunal Regional do Trabalho da
23ª Região, gentilmente cedidos para auxiliarem nos trabalhos de elaboração do
planejamento estratégico de TIC deste TRT.
Deve-se destacar a vasta experiência que esses servidores possuem na área, em face
de terem tido a oportunidade de desenvolverem e implementarem essa ferramenta
gerencial naquele Regional Trabalhista.
Participaram, ainda, de forma direta e efetiva, os servidores da Secretaria de
Tecnologia da Informação, que contribuíram em muito com o sucesso do evento.
O resultado desse esforço coletivo de convergência da estratégia de tecnologia da
informação à estratégia institucional, resultou no presente documento que, aprovado
pelo E. Tribunal Pleno da 13ª Região, surtirá seus efeitos pelo período que abrange
2010/2014.
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Metodologia
A condução do processo de elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia da
Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região foi
norteada pelos seguintes princípios:
alinhamento com os planejamentos estratégicos do Judiciário, da Justiça do
Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região;
conformidade com os Requisitos de Nivelamento de Tecnologia da Informação e
Comunicação - TIC para o Judiciário, estabelecidos pelo Conselho Nacional de
Justiça na Resolução n.º 90, de 29 de setembro 2009;
alinhamento com o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e
Comunicação da Justiça do Trabalho PETI-JT, conforme estabelecido na
Resolução n.º 99 do Conselho Nacional de Justiça, de 24 de novembro de 2009;
aderência ao Modelo de Gestão do Portfólio de Tecnologia da Informação e das
Comunicações da Justiça do Trabalho, instituído pela Presidência do Conselho
Superior da Justiça do Trabalho, por meio do Ato n.º 133, 18/08/2009.
A partir dessas diretrizes, utilizou-se para construção do planejamento de TIC o
Balanced Scorecard, metodologia proposta na década de 90 pelos professores da
Harvard Business School David P. Norton e Robert S. Kaplan e definida pelo Conselho
Nacional de Justiça – CNJ como a mais adequada à Justiça Nacional.
Esta metodologia vem sendo adotada como padrão no âmbito dos Tribunais para os
seus processos de planejamento estratégico institucional e de TIC.
Indo além do suporte à elaboração da proposta de planejamento propriamente dita, o
Balanced Scorecard é na verdade um sistema de gestão estratégica capaz de
possibilitar a implementação da estratégia, mantendo-a como referencial central no
gerenciamento da organização.
A concepção do Balanced Scorecard compreende a tradução da visão e da estratégia
de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores que formam
a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação. O Balanced
Scorecard é composto por mapa estratégico, temas, objetivos, metas, indicadores e
iniciativas.
O mapa estratégico aglutina numa representação gráfica de alto poder de
comunicação os diferentes elementos do modelo Balanced Scorecard. No mapa, a
estratégia da organização pode ser comunicada de forma eficaz, por intermédio de um
conjunto de objetivos estratégicos, que se encontram balanceados em diversas
perspectivas e interligados por relações de causa e efeito.
As perspectivas do Balanced Scorecard são “pontos de vista” referentes ao negócio e
que representam os fatores-chave para uma visão integrada da organização. Cada
perspectiva engloba um conjunto de objetivos estratégicos que retrata o que a
organização pretende alcançar sob o ponto de vista de cada uma das dimensões do
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desempenho organizacional, assim como os principais desafios a serem enfrentados
para o alcance da visão e o cumprimento da missão institucional.
Os temas estratégicos são agrupamentos de objetivos relacionados a um mesmo
assunto ou com relações de causa e efeito muito fortes. São os pilares centrais da
estratégia, reunindo uma série de objetivos que formam uma hipótese estratégica
coerente.
Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pela organização para o
cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro.
Constituem elo entre as diretrizes de uma instituição e seu referencial estratégico.
Associados aos objetivos estratégicos são formulados conjuntos de indicadores e
metas que deverão, respectivamente, informar aos colaboradores e gestores o
andamento da execução da estratégia elaborada pela organização, e estabelecer os
níveis de desempenho ou melhoria para o alcance dos objetivos estratégicos
estabelecidos.
Por último, a implementação do Balanced Scorecard prevê a definição de um conjunto
de iniciativas estratégicas, que podem ser definidas como o conjunto de ações
necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos e ao preenchimento das lacunas de
desempenho existentes entre o desempenho atual e as metas futuras.
As iniciativas estratégicas correspondem a projetos e programas, de caráter
estratégico, a serem desenvolvidos pela organização dentro do horizonte de tempo do
planejamento. Em geral algumas iniciativas, quando executadas em conjunto, podem
estar contribuindo para o alcance de um ou mais objetivos estratégicos, aos quais se
vinculam.
O Mapa Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional
do Trabalho da 13ª Região, bem como os objetivos, indicadores, metas e iniciativas
correspondentes são expostos a seguir.
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UsuárioProcessos Internos
Aprendizado
e Crescimento
Qualidade e Segurança Excelência no atendimento
Orçamento
Excelência Operacional Infraestrutura e Tecnologia
Atuação Institucional e Integração Resp.cioambiental
Desenvolver compencias
com foco na estragia
Gestão de Pessoas
Fomentar a pesquisa de
novas tecnologias
Inovação
Promover a adequação do
quadro de pessoal de TIC
Melhorar as condições
de trabalho
Promover o intercâmbio de
experiências bem sucedidas
na área de TI
Implantar técnicas de
governança de TIC
Implementar metodologia
padronizada de desenvolvimento
e manuteão de sistemas
Aprimorar a estrutura
organizacional de TIC
Dotar a área de TIC de
estrutura física adequada
Aprimorar o sistema de
comunicação interna e externa
Atuar com responsabilidade
sócioambiental
Gerenciar os recursos
orçamentários de forma
eficiente
Garantir a qualidade e
integração dos sistemas
de TIC
Garantir a confiabilidade,
disponibilidade e integridade
das solões de TIC
Garantir a presteza no
atendimento as demandas
Melhorar o relacionamento
com o usrio
Visão
Visão
Ser reconhecido pelos usuários,
até 2014, como fornecedor
de soluções de TIC com qualidade.
Missão
Missão
Prover o TRT 13 de soluções
de TIC para o cumprimento de sua
missão institucional.
Comprometimento Criatividade
Efetividade Integração
Proatividade Qualidade
Valorização do Usrio Confiabilidade
Celeridade
Atributos de Valor para a Sociedade
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TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO – 13
a
REGIÃO
Missão:
Prover o TRT13 de soluções de TIC para o cumprimento de sua missão institucional.
Visão:
Ser reconhecido pelos usuários, até 2014, como fornecedor de soluções de TIC com
qualidade.
Atributos de Valor para a Sociedade:
Comprometimento
Efetividade
Proatividade
Valorização do Usuário
Celeridade
Criatividade
Integração
Qualidade
Confiabilidade
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Tema:
Qualidade e Segurança
Objetivo Estratégico 1:
Garantir a Qualidade e Integração dos Sistemas de TIC
Descrição do Objetivo Estratégico 1:
Estruturar a tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir o
desenvolvimento, aperfeiçoamento e disponibilidade dos sistemas com qualidades
essenciais à execução da estratégia.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 1:
Índice de satisfação de Usuários Internos – MAGISTRADOS;
Índice de satisfação de Usuários Internos – SERVIDORES;
Índice de satisfação de Usuários Externos ATORES DO PROCESSO: ADVOGADOS,
PARTES, PERITOS, PREPOSTOS.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 1:
Indicador
Meta
Linha
de base
2010 2011 2012 2013 2014
1. Índice de satisfação de
Usuários Internos –
MAGISTRADOS.
Aumentar o índice de satisfação dos usuários internos
(magistrados) com os sistemas de TIC para 70%, até 2014
- 50% 55% 60% 65% 70%
Indicador
Meta
Linha
de base
2010 2011 2012 2013 2014
2. Índice de satisfação de
Usuários Internos –
SERVIDORES.
Aumentar o índice de satisfação dos usuários internos
(servidores) com os sistemas de TIC para 60%, até 2014
- 40% 45% 50% 55% 60%
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Indicador
Linha
de base
2010 2011 2012 2013 2014
3. Índice de satisfação de
Usuários Externos - ATORES
DO PROCESSO: ADVOGADOS,
PARTES, PERITOS, PREPOSTOS
Aumentar o índice de satisfação dos usuários externos com
os sistemas de TIC para 70%, até 2014
- 45% 50% 55% 60% 70%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 1:
Desenvolver um portal para os sistemas internos (LOGIN ÚNICO-TI) Padronizar
interfaces dos sistemas;
Elaborar manuais dos principais sistemas de acordo com resultado de pesquisa com
usuários;
Realizar análise estática, dinâmica, e refatoramento (desempenho, usabilidade, etc.)
em sistemas identificados por pesquisa de opinião do usuário como não atendendo
total ou parcialmente os requisitos de qualidade;
Realizar testes de usabilidade nos sistemas, de acordo com resultado de pesquisa
com usuários;
Alinhar os sistemas administrativos do TRT13 aos sistemas do CSJT.
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Objetivo Estratégico 2:
Garantir a confiabilidade, disponibilidade e integridade das soluções de TIC.
Descrição do Objetivo Estratégico 2:
Garantir a proteção das informações para que apenas pessoas explicitamente
autorizadas tenham acesso. Estas devem estar disponíveis no momento em que for
necessário e que possam ser recuperadas em sua forma original, protegidas contra
modificações intencionais ou acidentais não-autorizadas.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 2:
Taxa de disponibilidade dos sistemas do processo eletrônico (SUAP e Portal de
Serviços).
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 2:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
4. Taxa de disponibilidade dos
sistemas do processo
eletrônico (SUAP e Portal de
Serviços).
Aumentar o índice de disponibilidade dos sistemas para 96%,
até 2014.
- 85% 88% 91% 94% 96%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 2:
Promover a alta disponibilidade dos sistemas, com a unificação dos servidores de
aplicação e melhoria de suas configurações;
Instalar uma sala cofre;
Prover redundância, estabilidade e ampliação dos links;
Manter reserva técnica de equipamentos para substituição de emergência;
Aperfeiçoar a auditoria dos sistemas.
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Tema:
Excelência no atendimento
Objetivo Estratégico 3:
Garantir a presteza no atendimento às demandas
Descrição do Objetivo Estratégico 3:
Garantir atendimento com excelência aos usuários, de acordo com as suas
necessidades, e com o foco na celeridade e na prestação jurisdicional.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 3:
Índice de respostas às solicitações dos usuários;
Índice de solução das demandas dos usuários de acordo com os SLA's ('Acordo de
Nível de Serviço) definidos.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 3:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
5. Índice de respostas às
solicitações dos usuários
Aumentar a quantidade de respostas às solicitações no
Chamados Eletrônico – em até 2 horas, para 70% até 2014
- 50% 55% 60% 65% 70%
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
6. Índice de solução das
demandas dos usuários de
acordo com os SLA's (Acordo
de Nível de Serviço) definidos.
Aumentar a quantidade de chamados solucionados de
acordo com os prazos definidos nos SLA's para 70%, até
2014
- 15% 30% 45% 60% 70%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 3:
Institucionalizar o uso do sistema de chamado eletrônico;
Realizar pesquisa de satisfação após atendimento no chamado eletrônico;
Capacitar os servidores da CAU nos sistemas fornecidos pela STI.
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
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Objetivo Estratégico 4:
Melhorar o relacionamento com o usuário.
Descrição do Objetivo Estratégico 4:
Aumentar o nível de satisfação dos usuários com o atendimento.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 4:
Índice de satisfação dos usuários internos com a qualidade do atendimento (respeito e
presteza)
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 4:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
7. Índice de satisfação dos
usuários internos com a
qualidade do atendimento
(respeito e presteza)
Aumentar o índice de satisfação dos usuários internos
(magistrados e servidores) para 85%, até 2014
- 70% 75% 78% 80% 85%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 4:
Criar centros de apoio ao usuário no interior;
Formalizar política de comunicação e distribuição de novidades e mudanças;
Estabelecer escala de servidores na STI para promover o atendimento ininterrupto e
de qualidade;
Definir espaço (pesquisa de satisfação) para usuários (link, formulário na intranet);
Desenvolver canal de comunicação para proposição de melhorias e sugestões pelo
público do Portal de Serviços.
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Tema:
Atuação Institucional e Integração
Objetivo Estratégico 5:
Promover o intercâmbio de experiências bem sucedidas na área de TI.
Descrição do Objetivo Estratégico 5:
Garantir o intercâmbio tecnológico, das experiências bem sucedidas, entre a STI e os
diversos Órgãos Públicos.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 5:
Número de intercâmbio na área de TIC.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 5:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
8. Número de intercâmbios
realizados na área de TIC.
Alcançar o número de 7 intercâmbios, até 2014.
- 03 04 05 06 07
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 5:
Pesquisar experiências bem sucedidas em outros órgãos e empresas;
Realizar, anualmente, workshop com órgãos e empresas.
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Objetivo Estratégico 6:
Aprimorar o sistema de comunicação interna e externa.
Descrição do Objetivo Estratégico 6:
Garantir maior satisfação dos usuários de TIC com a comunicação.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 6:
Índice de satisfação dos magistrados com a comunicação;
Índice de satisfação dos servidores com a comunicação;
Índice de satisfação dos usuários com a comunicação.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 6:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
9. Índice de satisfação dos
magistrados com a
comunicação
Aumentar o índice de satisfação dos magistrados com a
comunicação para 80%, até 2014
- 76% 77% 78% 79% 80%
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
10. Índice de satisfação dos
servidores com a comunicação
Aumentar o índice de satisfação dos servidores com a
comunicação para 70%, até 2014
- 53% 58% 60% 65% 70%
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
11. Índice de satisfação dos
usuários com a comunicação.
Aumentar o índice de satisfação dos usuários com a
comunicação para 70%, até 2014
- 53% 56% 60% 65% 70%
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Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 6:
Definir um catálogo com informações técnicas de todos os sistemas desenvolvidos
pela STI;
Instituir o projeto “EM DIA COM O SUAP”, para atualização de usuários internos e
externos sobre o sistema;
Criar portal de gestão de conhecimento interno;
Criar políticas de comunicação entre as coordenações.
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Tema:
Responsabilidade Socioambiental
Objetivo Estratégico 7:
Atuar com responsabilidade socioambiental.
Descrição do Objetivo Estratégico 7:
Garantir a promoção de inclusão social, por meio de ações que contribuam para o
fortalecimento da educação e consciência social.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 7:
Número de ações de responsabilidade social promovidas pela STI;
Número de ações de responsabilidade ambiental promovidas pela STI
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 7:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
12. Número de ações de
responsabilidade social
promovidas pela STI
Manter o número de ações de responsabilidade social em 03,
até 2014
- 3 3 3 3 3
13. Número de ações de
responsabilidade ambiental
promovidas pela STI
Alcançar o número de 05 ações de responsabilidade
ambiental, até 2014
- 1 2 3 4 5
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 7:
Criar grupo de gestão ambiental interno;
Fomentar relacionamento com órgãos públicos e privados para desfazimento de
equipamentos;
Instituir a utilização de copos e canecas individuais não descartáveis;
Implantar eco fonte nos sistemas de TI;
Criar banco de instrutores para o Projeto E-Saber;
Disseminar a cultura de acessibilidade à web junto aos servidores da STI;
Implementar a licitação “verde”.
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Tema:
Orçamento
Objetivo Estratégico 8:
Gerencias os recursos orçamentários de forma eficiente.
Descrição do Objetivo Estratégico 8:
Garantir a execução do orçamento destinado à área de TIC.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 8:
Índice de execução do orçamento de TIC.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 8:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
14. Índice de execução do
orçamento de TIC.
Executar 99,8% do orçamento destinado a TIC, até 2014.
- 99,20% 99,40% 99,60% 99,80% 99,80%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 8:
Acompanhar a execução do orçamento destinado à TI, priorizando a elaboração dos
editais até o final do 3° trimestre do exercício financeiro;
Realizar, pelo menos, uma licitação pela modalidade de “Registro de Preços”.
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Tema:
Excelência Operacional
Objetivo Estratégico 9:
Implantar técnicas de governança de TIC.
Descrição do Objetivo Estratégico 9:
Implementar processos, metodologias e ferramentas baseadas nas melhores práticas previstas
para o gerenciamento de projetos, processos e serviços de TIC.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 9:
Número de implementação de técnicas de gerência de projetos, serviços e processos.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 9:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
15. Número de
implementação de técnicas
de gerência de projetos,
serviços e processos.
Atingir a implantação de 02 práticas de governança, até
2014.
- 0 0 1 1 2
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 9:
Implantar “Escritório de Governança”;
Implantar “Escritório de Projetos”.
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Objetivo Estratégico 10:
Implementar metodologia padronizada de desenvolvimento e manutenção de sistemas.
Descrição do Objetivo Estratégico 10:
Padronizar o desenvolvimento e a manutenção de sistemas.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 10:
Índice de implementação da metodologia.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 10:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
16. Índice de implementação
da metodologia.
Estabelecer a aderência do desenvolvimento dos novos
sistemas à metodologia adotada em 100%, até 2014
- 0% 25% 50% 75% 100%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 10:
Revisar, reavaliar e implementar a metodologia de desenvolvimento de sistemas.
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Objetivo Estratégico 11:
Aprimorar a estrutura organizacional de TIC.
Descrição do Objetivo Estratégico 11:
Garantir o aprimoramento da estrutura organizacional da TIC, alinhando-a à Resolução
90/2009 do CNJ.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 11:
Número de implantação das unidades de governança de TIC, projetos, análise de risco,
infraestrutura e segurança da informação com estrutura adequada.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 11:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
17. Número de implantação
das unidades de governança
de TIC, projetos, análise de
risco, infraestrutura e
segurança da informação com
estrutura adequada.
Alcançar o número de 05 unidades implantadas, até 2014.
- 0 0 0 0 5
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 11:
Criar setores estratégicos, nos termos da Resolução 90/2009 do CNJ.
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Tema:
Infraestrutura e Tecnologia
Objetivo Estratégico 12:
Dotar a área de TIC de estrutura física adequada.
Descrição do Objetivo Estratégico 12:
Garantir a disponibilidade de mobiliário, sistemas e equipamentos para atender às
necessidades da TIC e dotá-la de espaço físico adequado.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 12:
Índice de satisfação dos servidores da STI com a infraestrutura física.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 12:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
18. Índice de satisfação dos
servidores da STI com a
infraestrutura física.
Aumentar o índice de satisfação dos servidores da STI para
80%, até 2014
- 0% 20% 40% 60% 80%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 12:
Ampliar a estrutura física da STI, para adequar às determinações da Resolução
90/2009 do CNJ;
Adquirir mobiliário e equipamentos ergonomicamente adequados à STI;
Estabelecer políticas de acesso às dependências da STI;
Prover a estrutura física da STI com sala de reuniões técnicas e com usuários e
videoconferência.
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Tema:
Gestão de Pessoas
Objetivo Estratégico 13:
Desenvolver competências com foco na estratégica.
Descrição do Objetivo Estratégico 13:
Garantir que os servidores da TIC possuam conhecimentos técnicos e gerenciais, habilidades e
atitudes para o alcance dos objetivos estratégicos.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 13:
Percentual de alcance de capacitação
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 13:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
19. Percentual de alcance de
capacitação
Aumentar o percentual de servidores da TIC treinados em
pelo menos 40h/aula/ano para 80%, até 2014.
- 10% 20% 40% 60% 80%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 13:
Treinar servidores nas competências necessárias à implantação da metodologia de
sistemas definida;
Instituir programa interno de capacitação de pessoal (multiplicadores e especialistas);
Treinar servidores nas competências necessárias à governança de TI, gerência de
projetos, análise de requisitos, testes, análise de ponto de função e outras
tecnologias inerentes à TI;
Treinar servidores em “Atendimento ao Público”;
Treinar servidores na área fim (judiciária), alinhando com o desenvolvimento dos
sistemas;
Treinar equipe do CTST nos “servidores de aplicação”.
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Objetivo Estratégico 14:
Promover a adequação do quadro de pessoal de TIC.
Descrição do Objetivo Estratégico 14:
Garantir que o quadro de pessoal da TIC esteja adequado ao estabelecido na Resolução
90/2009 do CNJ.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 14:
Percentual de aderência à Resolução 90/2009 do CNJ.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 14:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
20. Percentual de
aderência à Resolução
90/2009 do CNJ
Aumentar o percentual de adequação do quadro de pessoal
da TI conforme Resolução 90/2009 do CNJ para 100%, até
2014.
- 78% 78% 90% 95% 100%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 14:
Solicitar a reestruturação de cargos vagos do TRT para a STI, nos termos da Resolução
90/2009 do CNJ.
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
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Objetivo Estratégico 15:
Melhorar as condições de trabalho.
Descrição do Objetivo Estratégico 15:
Garantir ambiente de trabalho com satisfação por parte dos servidores especialmente com
carga de trabalho, relacionamento interpessoal, complexidade e nível de stress.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 15:
Índice de satisfação dos servidores da STI com as condições de trabalho.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 15:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
21. Índice de satisfação dos
servidores da STI com as
condições de trabalho.
Aumentar o índice de satisfação dos servidores da STI com
as condições de trabalho para 90%, até 2014
- - 50% 65% 75% 90%
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 15:
Estudar a distribuição da carga de trabalho dos servidores da STI;
Promover o ajuste das atribuições dos cargos de TI e das funções comissionadas às
atribuições efetivamente desempenhadas pelos servidores.
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Tema:
Inovação
Objetivo Estratégico 16:
Fomentar a pesquisa de novas tecnologias.
Descrição do Objetivo Estratégico 16:
Garantir condições para novas pesquisas tecnológicas, com o intuito de atualizar a equipe.
Indicadores Relacionados ao Objetivo Estratégico 16:
Número de servidores envolvidos com prospecção de novas tecnologias.
Metas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 16:
Indicador
Meta
Linha
de
base
2010 2011 2012 2013 2014
22. Número de servidores
envolvidos com prospecção de
novas tecnologias.
Alcançar o número de 05 servidores envolvidos com
Prospecção de Novas Tecnologias, até 2014.
- 1 2 3 4 5
Iniciativas Relacionadas ao Objetivo Estratégico 16:
Designar servidores para estudo e desenvolvimento de novas tecnologias;
Desenvolver sistemas para dispositivos móveis;
Pesquisar e avaliar “computação em nuvem”;
Pesquisar software livre de busca e recuperação de textos.
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
ANEXO 1 - FICHA
DOS INDICADORES
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Objetivo Estratégico 1: Garantir a Qualidade e Integração dos Sistemas de TIC
Indicador 1: Índice de satisfação de Usuários Internos - MAGISTRADOS
Tipo de indicador Efetividade
O que mede Nível de satisfação dos usuários Internos (magistrados) com os
sistemas corporativos
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Usuários internos (magistrados)
Por que medir Para avaliar o nível de aceitação dos sistemas corporativos
Como medir Média da soma das respostas positivas e parcialmente positivas das
questões de clima organizacional perante magistrados
Situação atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos usuários internos (magistrados)
com os sistemas de TIC para 70%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 50% 55% 60% 65% 70%
Objetivo Estratégico 1: Garantir a Qualidade e Integração dos Sistemas de TIC
Indicador 2: Índice de satisfação de Usuários Internos - SERVIDORES
Tipo de indicador Efetividade
O que mede Nível de satisfação dos usuários internos (servidores) com os sistemas
corporativos
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Usuários internos (servidores)
Por que medir Para avaliar o nível de aceitação dos sistemas corporativos
Como medir Média da soma das respostas positivas e parcialmente positivas das
questões de clima organizacional perante servidores
Situação atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos usuários internos (servidores) com
os sistemas de TIC para 60%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 40% 45% 50% 55% 60%
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Objetivo Estratégico 1: Garantir a Qualidade e Integração dos Sistemas de TIC
Indicador 3:
Índice de satisfação de Usuários Externos - ATORES DO
PROCESSO: ADVOGADOS, PARTES, PERITOS, PREPOSTOS
Tipo de indicador Efetividade
O que mede Nível de satisfação dos usuários externos com os sistemas corporativos
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Usuários externos
Por que medir Para avaliar o nível de aceitação dos sistemas corporativos
Como medir Média da soma das respostas positivas e parcialmente positivas de
pesquisa de satisfação perante os usuários externos
Situação atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos usuários externos com os sistemas
de TIC para 70%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 45% 50% 55% 60% 70%
Objetivo Estratégico 2:
Garantir a confiabilidade, disponibilidade e integridade das
soluções de TIC
Indicador 4:
Taxa de disponibilidade dos sistemas do processo eletrônico (SUAP
e Portal de Serviços)
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Períodos de disponibilidade dos sistemas que envolvem o processo
eletrônico (SUAP e Portal de Serviços)
Quem mede STI
Quando medir Trimestral
Onde medir Sistemas Corporativos
Por que medir Para garantir que os sistemas estejam disponíveis o maior tempo
possível
Como medir Tx. Disponibilidade = [(Tm-Ti)/Tm]*100
Tm = Tempo Total de operação em minutos no trimestre
Ti = Somatório dos períodos indisponíveis em minutos no trimestre
Situação atual 89,65% no período de maio-agosto/2010
Meta Aumentar o índice de disponibilidade dos sistemas para 96%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 85% 88% 91% 94% 96%
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Objetivo Estratégico 3: Garantir a presteza no atendimento às demandas
Indicador 5: Índice de respostas às solicitações dos usuários
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Percentual de respostas às solicitações dos usuários no Chamado
Eletrônico - em até 2 horas
Quem mede STI
Quando medir Trimestral
Onde medir Sistema Corporativo
Por que medir Para atender com excelência os usuários, de acordo com as suas
necessidades e com o foco na celeridade e na prestação jurisdicional
Como medir (Número de respostas às solicitações / número total de
solicitações)*100 - no intervalo de 2 horas
Situação atual -
Meta Aumentar a quantidade de respostas às solicitações no Chamado
Eletrônico - em até 2 horas - para 70%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 50% 55% 60% 65% 70%
Objetivo Estratégico 3: Garantir a presteza no atendimento às demandas
Indicador 6:
Índice de solução das demandas dos usuários de acordo com os
SLA's (Acordo de Nível de Serviço) definidos
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Percentual de soluções às solicitações dos usuários no Chamado
Eletrônico dentro do prazo dos SLAs
Quem mede STI
Quando medir Trimestral
Onde medir Sistema de Chamado Eletrônico
Por que medir Para aumentar a eficiência na presteza do atendimento às demandas
Como medir (Número de chamados solucionados de acordo com os prazos
definidos nos SLAs / número total de chamados)*100 [Índice =
(Sc/Tc)*100]
Situação atual -
Meta Aumentar a quantidade de chamados solucionados de acordo com os
prazos definidos nos SLAs para 70%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 15% 30% 45% 60% 70%
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Objetivo Estratégico 4: Melhorar o relacionamento com o usuário
Indicador 7:
Índice de satisfação dos usuários internos com a qualidade do
atendimento (respeito e presteza)
Tipo de indicador Efetividade
O que mede Nível de satisfação dos usuários internos do TRT com a qualidade do
atendimento
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Usuários Internos (magistrados e servidores)
Por que medir Para avaliar o nível de satisfação dos usuários com o atendimento
Como medir Média da soma das respostas positivas e parcialmente positivas das
questões de clima organizacional perante os usuários internos
Situacao atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos usuários internos (magistrados e
servidores) para 85%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 70% 75% 78% 80% 85%
Objetivo Estratégico 5:
Promover o intercâmbio de experiências bem sucedidas na área de
TI
Indicador 8: Número de intercâmbios realizados na área de TIC
Tipo de indicador Efetividade
O que mede Número de intercâmbios na área de TIC
Quem mede STI
Quando medir Anual
Onde medir Número de Intercâmbios firmados com a STI
Por que medir Para identificar a quantidade de intercâmbios realizados
Como medir Número de intercâmbios realizados
Situação atual -
Meta Alcançar o número de 07 intercâmbios, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 3 4 5 6 7
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Objetivo Estratégico 6: Aprimorar o sistema de comunicação interna e externa
Indicador 9: Índice de satisfação dos magistrados com a comunicação
Tipo de indicador Efetividade
O que mede vel de satisfação dos magistrados com a comunicação do TRT13
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Usuários internos (magistrados)
Por que medir Para avaliar o nível de satisfação dos magistrados com a comunicação
do TRT13
Como medir Percentual das respostas positivas e parcialmente positivas da pesquisa
de clima relativa à comunicação
Situação atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos magistrados com a comunicação
para 80%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 76% 77% 78% 79% 80%
Objetivo Estratégico 6: Aprimorar o sistema de comunicação interna e externa
Indicador 10: Índice de satisfação dos servidores com a comunicação
Tipo de indicador Efetividade
O que mede Nível de satisfação dos servidores com a comunicação do TRT13
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Usuários internos (servidores)
Por que medir Para avaliar o nível de satisfação dos servidores com a comunicação do
TRT13
Como medir Percentual das respostas positivas e parcialmente positivas da pesquisa
de clima relativa à comunicação
Situação atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos servidores com a comunicação para
70%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 53% 58% 60% 65% 70%
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Objetivo Estratégico 6: Aprimorar o sistema de comunicação interna e externa
Indicador 11: Índice de satisfação dos usuários com a comunicação
Tipo de indicador Efetividade
O que mede Nível de satisfação dos usuários com a comunicação do TRT13
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Usuários externos
Por que medir Para avaliar o nível de satisfação dos usuários com a comunicação do
TRT13
Como medir Percentual das respostas positivas e parcialmente positivas de
pesquisa relativa à comunicação
Situação atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos usuários com a comunicação para
70%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 53% 56% 60% 65% 70%
Objetivo Estratégico 7: Atuar com responsabilidade socioambiental
Indicador 12: Numero de ações de responsabilidade social promovidas pela STI
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Número de ações de responsabilidade social promovidas pela STI
Quem mede STI
Quando medir Anual
Onde medir Ações de responsabilidade social promovidas pela STI
Por que medir Para acompanhar a promoção de inclusão social, por meio de ações
que contribuam para o fortalecimento da educação e consciência social
Como medir Número de ações de responsabilidade social promovidas pela STI
Situação atual -
Meta Manter o número de ações de responsabilidade social em 3, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 3 3 3 3 3
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
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Objetivo Estratégico 7: Atuar com responsabilidade socioambiental
Indicador 13:
Numero de ações de responsabilidade ambiental promovidas pela
STI
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Número de ações de responsabilidade ambiental promovidas pela STI
Quem mede STI
Quando medir Anual
Onde medir Ações de responsabilidade ambiental promovidas pela STI
Por que medir Para acompanhar a promoção da consciência ambiental, por meio de
ações que contribuam para o fortalecimento da educação
Como medir Número de ações de responsabilidade ambiental promovidas pela STI
Situação atual -
Meta Alcançar o número de ações de responsabilidade ambiental em 5, até
2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 1 2 3 4 5
Objetivo Estratégico 8: Gerenciar os recursos orçamentários de forma eficiente
Indicador 14: Índice de execução do orçamento de TIC
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Percentual de execução do orçamento de TIC
Quem mede SPF
Quando medir Anual
Onde medir SIAFI
Por que medir Para acompanhar a execução do orçamento de TIC
Como medir Relação entre o valor executado do orçamento para TIC e o valor total
do orçamento disponibilizado para TIC na LOA + créditos
suplementares
Situação atual -
Meta Executar 99,8% do orçamento para TIC
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 99,2% 99,4% 99,6% 99,8% 99,8%
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
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Objetivo Estratégico 9: Implantar técnicas de governança de TIC
Indicador 15:
Número de implementação de técnicas de gerência de projetos,
serviços e processos
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Número de práticas de governança implantadas
Quem mede STI
Quando medir Anual
Onde medir Projetos, serviços e processos implantados
Por que medir Para acompanhar a evolução da implantação de práticas de
governança de TIC, de acordo com a Resolução 90/2009 do CNJ
Como medir Número de práticas de governança implantadas
Situação atual -
Meta Atingir a implantação de 02 práticas de governança, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 0 0 1 1 2
Objetivo Estratégico 10:
Implementar metodologia padronizada de desenvolvimento e
manutenção de sistemas
Indicador 16: Índice de implementação da metodologia
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Percentual de implementação da metodologia
Quem mede STI
Quando medir Anual
Onde medir Novos projetos desenvolvidos pela STI
Por que medir Para acompanhar a qualidade das especificações, documentações e
codificações dos novos sistemas
Como medir (Disciplinas implementadas / Total de disciplinas)*100
Situação atual -
Meta Estabelecer a aderência do desenvolvimento dos novos sistemas à
metodologia adotada em 100%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 0% 25% 50% 75% 100%
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
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Objetivo Estratégico 11: Aprimorar a estrutura organizacional de TIC
Indicador 17:
Número de implantação das unidades de governança de TIC,
projetos, análise de risco, infraestrutura e segurança da informação
com estrutura adequada
Tipo de indicador Efetividade
O que mede Número de unidades implantadas na estrutura de TIC
Quem mede STI
Quando medir Anual
Onde medir Estrutura organizacional da STI
Por que medir Para aprimorar a estrutura organizacional de TIC, alinhando à
resolução 90/2009 do CNJ
Como medir Número de unidades implantadas
Situação atual -
Meta Alcançar o número de 05 unidades implantadas, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 0 0 0 0 5
Objetivo Estratégico 12: Dotar a área de TIC de estrutura física adequada
Indicador 18:
Índice de satisfação dos servidores da STI com a infraestrutura
física
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Nível de satisfação dos servidores da STI com a estrutura física
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Servidores da STI
Por que medir Para garantir a disponibilidade de mobiliário, sistemas e equipamentos
para atender as necessidades da TIC e dotá-la de espaço físico
adequado
Como medir Percentual de respostas positivas ou parcialmente positivas em
relação ao universo pesquisado
Situação atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos servidores da STI para 80%, até
2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- - 20% 40% 60% 80%
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Objetivo Estratégico 13: Desenvolver competências com foco na estratégica
Indicador 19: Percentual de alcance de capacitação
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Percentual de servidores da TIC capacitados em competências
focadas na estrategia
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Servidores da TIC
Por que medir Garantir que os servidores da TIC possuam conhecimentos técnicos e
gerenciais, habilidades e atitudes para o alcance dos objetivos
estratégicos
Como medir Percentual entre os Servidores da TIC treinados, com pelo menos 40h/
aula/ano, nas competências estratégicas
Situação atual -
Meta Aumentar o percentual de servidores da TIC treinados em pelo menos
40h/ano/aula para 80%, até 2014.
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 10% 20% 40% 60% 80%
Objetivo Estratégico 14: Promover a adequação do quadro de pessoal de TIC
Indicador 20: Percentual de aderência à Resolução 90/2009 do CNJ
Tipo de indicador Percentual de aderência à sugestão de quadro de pessoal da
Resolução nº 90/2009 do CNJ
O que mede Percentual de adequação conforme Resolução nº 90/2009 do CNJ
Quem mede SAPPE / STI
Quando medir Anual
Onde medir No quadro de pessoal da STI
Por que medir Para adequar o quadro de pessoal da TIC ao estabelecido na
Resolução 90/2009 do CNJ
Como medir A razão entre a quantidade de servidores lotados na STI e a
quantidade minima de servidores sugerida pela Resolução 90/2009 do
CNJ
IA = (Nr. Serv. Atual / Nr. Serv. Sugerido)*100
Situação atual 78% (considerando 1.000 (mil) usuários de TIC) 5% do total
usuários (para CNJ)
Meta Aumentar o percentual de adequação do quadro de pessoal da TI,
conforme Resolução nº 90/2009 do CNJ, para 100%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 78% 78% 90% 95% 100%
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
Objetivo Estratégico 15: Melhorar as condições de trabalho
Indicador 21:
Índice de satisfação dos servidores da STI com as condições de
trabalho
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Grau de satisfação dos servidores da STI com as condições de
trabalho (carga de trabalho, relacionamento interpessoal,
complexidade, nível de stress, etc)
Quem mede SEGEPE / STI / AGE
Quando medir Anual
Onde medir Servidores das STI
Por que medir Para avaliar o grau de satisfação dos servidores da STI
Como medir Percentual de respostas positivas ou parcialmente positivas em
relação ao universo pesquisado
Situação atual -
Meta Aumentar o índice de satisfação dos servidores da STI com as
condições de trabalho para 90%, até 2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- - 50% 65% 75% 90%
Objetivo Estratégico 16: Fomentar a pesquisa de novas tecnologias
Indicador 22:
Número de servidores envolvidos com prospecção de novas
tecnologias
Tipo de indicador Eficiência
O que mede Número de servidores da STI envolvidos diretamente com prospecção
de novas tecnologias
Quem mede STI
Quando medir Anual
Onde medir STI
Por que medir Para manter a equipe atualizada com as novas tecnologias
Como medir Número de servidores envolvidos com P&D
Situação atual -
Meta Alcançar o número de 05 servidores envolvidos com prospecção, até
2014
Metas
2009 2010 2011 2012 2013 2014
- 1 2 3 4 5
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
ANEXO 2 – SLA's
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1
SLA's
DEFINIÇÃO DAS SLA's
1) Tempo máximo para ATENDIMENTO / CONHECIMENTO do chamado eletrônico: 2 horas
2) Tempos máximos para SOLUÇÃO do chamado eletrônico por área de atendimento / tipo de
problema:
ÁREA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO:
1.Computador não entra na rede – máx. 2 horas 30 minutos
2.Computador/Monitor não liga – máx. 2 horas 30 minutos
3.Problema no SUAP – máx. 2 horas
4.Impressora não funciona – máx. 24 horas
5.Problema de hardware em geral – máx. 48 horas
6.Problema de Softwares em geral – máx. 48 horas
7.Abertura de Chamado Assistência Técnica / Garantia - máx. 72 horas
8.Problema em Terminal de Extrato – máx. 48 horas
ÁREA DE DESENVOLVIMENTO
1.Manutenção corretiva no SUAP – máx. 24 horas
2.Manutenção evolutiva no SUAP – máx. 30 dias
3.Consulta auditoria – máx. 24 horas
4.Manutenção corretiva em sistema – máx. 24 horas
5.Manutenção evolutiva em sistema – máx. 30 dias
6.Manutenção corretiva Internet/Intranet – máx. 24 horas
7.Manutenção evolutiva Internet/Intranet – máx. 30 dias
ÁREA DE SUPORTE TÉCNICO
1.Alteração de permissão de acesso a pastas – máx. 8 horas
2.Atualização/Reinicialização servidores – máx. 24 horas
3.Cadastro / mudança de login / senha de usuário – máx. 8 horas
4.Problema de acesso a rede – máx. 24 horas
5.Recuperação de arquivo – máx. 48 horas
6.Vara do Trabalho sem comunicação – máx. 4 horas
Obs.:
1)As SLAs devem levar em consideração o horário de expediente (segunda-feira, de 10:00
às 17:00; de terça-feira à quinta-feira, de 07:00 às 17:00; sexta-feira, de 07:00 às
14:00);
2)Com a oficialização do Sistema OCOMON de Chamados Eletrônicos não serão
atendidos chamados por telefone, com exceção dos chamados relativos a Sala de
Sessões do Pleno e Pleninho e Salas de Audiência;
3)Quando um chamado for encaminhado para outra Coordenação ou tiver seu status /
situação alterada, entrando em outra SLA, o prazo de atendimento passa a ser o da
nova SLA.
4)Computador não entra em rede, ao ser atendido pelos técnicos é encaminhado para
Assistência Técnica / Garantia.
ASSINADO ELETRONICAMENTE PELO SERVIDOR SAMUEL VON LAER NORAT (Lei 11.419/2006)
EM 10/11/2010 17:20:54 (Hora Local) - Autenticação da Assinatura: 403BBE3BF1.4829DB3B81.5C9EE7E5F0.D283C459D1