Você está aqui: Página Inicial > Transparência > Prestação de Contas > Auditoria - 2020 > Pronunciamento do Presidente do Tribunal
Conteúdo

Pronunciamento do Presidente do Tribunal

publicado 06/05/2021 16h49, última modificação 21/09/2022 12h17

Mensagem do então Desembargador Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região

Atribui-se a Homero, suposto autor da Odisseia e da Ilíada, a seguinte frase: O gênio se descobre na fortuna adversa; na prosperidade se oculta. A milenar parêmia ilustra com perfeição o ano de 2020 para a administração pública brasileira. Diante de uma avassaladora e impiedosa pandemia global, nosso país se viu acossado pelo drama de imprimir um isolamento sanitário eficaz e a manutenção dos serviços públicos para a população.

Esse drama foi sentido pelo Poder Judiciário com grande intensidade, reverberando de forma contundente na formatação das atividades jurisdicionais típicas e da gestão administrativa. Nos limites do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, vivenciamos, de forma intensa, esse quadro desafiador ao longo de todo exercício de 2020.

Reestruturação dos serviços internos, repactuação de contratos administrativos, desenvolvimento de soluções tecnológicas para possibilitar o trabalho remoto, otimização dos gastos públicos e readequação das aquisições foram os maiores desafios implementados pela gestão. O período pandêmico impôs à administração a adoção de uma postura de proatividade e de potencialização da solidariedade.

Destaque-se a atuação decisiva de nossos servidores e magistrados que, diante da adversidade e das provações impostas pela crise sanitária, foram capazes de oferecer, aos nossos jurisdicionados e à sociedade em geral, serviços à altura das funções basilares da instituição.

Nessa perspectiva, tenho a honra de apresentar o Relato Integrado de Gestão do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, que espelha com fidedignidade todas as ações administrativas implementadas no exercício. Além de uma mera e fria exposição de realizações, o relatório espelha a verdadeira odisseia da administração pública no ano de 2020.

Wolney de Macedo Cordeiro

Desembargador Presidente – Exercício 2020