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Estudo Quantitativo e de Rotatividade em TIC 2023 (HTML)

última modificação 12/07/2024 11h32

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ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE
DO QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ASSESSORIA DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MARÇO/2023
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sumário
1. Contextualização 3
2. Estudo Quantitativo 4
2.1. Cargos Permanentes de TIC 4
2.2. Força de Trabalho de TIC 5
2.3. Distribuição dos Servidores na SETIC 6
2.4. Análise do Quadro em Relação a ENTIC-JUD 6
3. Análise de Funções e Cargos Comissionados 8
4. Estudo de Rotatividade 9
4.1. Índice de Rotatividade Geral 9
4.2. Rotatividade na SETIC 10
5. Conclusão e Proposta de Encaminhamento 11
2
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
1. Contextualização
Rotatividade é a relação entre admissões e demissões ou, ainda, o fluxo de pessoal
num determinado período. Dessa forma, a rotatividade revela a capacidade de uma
instituição em reter os colaboradores, servindo como um indicador da saúde
organizacional. Desta forma, deve ser constantemente monitorado para manter o
capital intelectual da instituição.
Com relação à força de trabalho nos setores de Tecnologia da Informação e
Comunicação (TIC), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução
370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da informação e
Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD 2021-2026), elenca algumas práticas
com relação à gestão de pessoas, entre elas a análise de rotatividade.
Portanto, diante do contexto apresentado, este documento apresentará um estudo
quantitativo e de rotatividade aplicada à Secretaria de Tecnologia da Informação e
Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região no período
de 2019 a 2022.
3
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2. Estudo Quantitativo
O estudo quantitativo tem como objetivo fazer o levantamento das informações de
pessoal da área de Tecnologia da Informação e Comunicação não em relação à
quantidade, mas também relativo à distribuição em cargos e unidades, além do
detalhamento da força de trabalho.
2.1. Cargos Permanentes de TIC
O quadro efetivo de TIC atual está distribuído, em relação ao cargo
1
, conforme a
tabela abaixo:
Cargo de TIC
Providos
Vagos
Analista Judiciário - Apoio Especializado - Tecnologia da Informação
23
0
Analista Judiciário - Apoio Especializado - Análise de Sistemas
02
0
Técnico Judiciário - Apoio Especializado - Tecnologia da Informação
26
17
Técnico Judiciário - Apoio Especializado - Operação de Computadores
01
0
TOTAL
52
17
Os servidores do quadro efetivo de TIC encontram-se com a seguinte distribuição
em relação à lotação
2
:
Lotação
Qtde
Lotados na SETIC
34
Removidos para outros órgãos
03
Lotados em outras unidades deste Tribunal
14
Licenciados
01
TOTAL
52
2
Idem
1
Dados extraídos do relatório Força de Trabalho de TIC (sem terceirizados) do sistema SaoAdm.
4
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2.2. Força de Trabalho de TIC
Atualmente, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC)
conta com uma força de trabalho de 57 pessoas, conforme detalhado abaixo
3
:
Descrição
Qtde
Cargos permanentes de TIC
34
Terceirizados
11
Cargos de outras carreiras
05
Removidos para este tribunal
04
Requisitados
01
Governança de TIC
4
01
Governança de Segurança da Informação (SI)
5
01
TOTAL
57
Abaixo segue a distribuição da força de trabalho de TIC em percentual:
Força de trabalho de TIC
5
Idem
4
Recomendação CSJT 23, de 31 de Outubro de 2018, Art. 1º, §
3
Idem
5
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
2.3. Distribuição dos Servidores na SETIC
A tabela abaixo apresenta o detalhamento das distribuições dos servidores por
unidade dentro da SETIC
6
:
Unidade
Qtde
%
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO E SUSTENTAÇÃO DE SISTEMAS - CDSS
12
27,27%
DIVISÃO DE SISTEMAS NACIONAIS - DSN
10
22,73%
COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO - CITIC
08
18,18%
DIVISÃO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO - DAU
06
13,64%
DIVISÃO DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - DGTIC
04
9,09%
SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - SETIC
04
9,09%
TOTAL
44
100,00%
2.4. Análise do Quadro em Relação a ENTIC-JUD
A Estratégia Nacional de TIC do Poder Judiciário, Resolução CNJ 370/2021,
define a quantidade de servidores de TIC que cada Tribunal deve ter para realizar
suas atividades em função da sua demanda e do seu porte. Para tanto, utiliza os
critérios de quantidade de usuários internos (magistrados, servidores e estagiários) e
quantidade de usuários externos de recursos de TIC (advogados, procuradores e
defensores) para dimensionar o quadro de servidores.
Segundo o Guia da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e
Comunicação do Poder Judiciário
7
, o mínimo de força de trabalho de TIC e o mínimo
necessário de servidores do quadro permanente podem ser calculados conforme a
tabela abaixo:
7
https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/11/guia-da-entic-jud-res370-2021-10-07-rev2.pdf
6
Dados extraídos do relatório Classificação de Servidores por Área do sistema SaoAdm
6
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tabela de Referenciais Mínimos - ENTIC-JUD
Para aferição do quantitativo de usuários internos e externos de recursos de TlC, a
ser aplicada no cálculo das faixas acima, deverá ser considerada a seguinte fórmula:
𝑻𝑼𝑹𝑻𝑰𝑪 = 𝑻𝑼𝑰𝒏𝒕 + (𝑻𝑼𝑬𝒙𝒕 ∗ 𝟎, 𝟏𝟎)
Onde,
TURTIC: Total de Usuários de Recursos de TIC;
TUlnt: Total de usuários internos que fazem uso dos recursos de TIC;
TUExt: Total de advogados, defensores ou procuradores registrados nas
bases de dados de cada Tribunal.
Atualmente, este tribunal conta com um total de 1008
8
usuários internos e 11455
9
usuários externos, o que resulta em um total de 2153 usuários de recursos de TIC.
Aplicando-se os valores da tabela de referenciais mínimos da ENTIC-JUD, chega-se
aos seguintes valores:
Atual
Mínimo
Defasagem
52
61
09
57
94
37
9
Idem
8
Dados coletados a partir do Chamado#0105693
7
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
3. Análise de Funções e Cargos Comissionados
A tabela abaixo apresenta o quantitativo de funções e cargos comissionados
atribuídos a servidores lotados na SETIC de 2019 a 2022
10
.
FC/CJ
2019
2020
2021
2022
FC-02
04
04
02
00
FC-03
18
18
14
14
FC-04
06
06
11
08
FC-05
04
04
04
04
FC-06
05
05
06
02
CJ-01
00
00
00
03
CJ-02
00
00
00
02
CJ-03
01
01
01
01
TOTAL FC/CJ
38
38
38
34
Servidores na SETIC
48
47
48
46
Servidores com FC/CJ
79,17%
80,85%
79,17%
73,91%
Distribuição de funções e cargos comissionados na SETIC
10
Dados extraídos do relatório Classificação de Servidores por Área do sistema SaoAdm
8
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O gráfico abaixo mostra o percentual de ocupação de funções e cargos
comissionados por servidores lotados na SETIC. É possível identificar uma
tendência de baixa nos últimos três anos.
Ocupação de funções e cargos comissionados na SETIC
4. Estudo de Rotatividade
O estudo de rotatividade tem por objetivo analisar as entradas e saídas de
trabalhadores em uma organização ou setor em um determinado período.
4.1. Índice de Rotatividade Geral
O índice de rotatividade geral pode ser calculado pela seguinte equação:
Í𝑛𝑑𝑖𝑐𝑒 𝑑𝑒 𝑅𝑜𝑡𝑎𝑡𝑖𝑣𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝐺𝑒𝑟𝑎𝑙 =
𝐸𝑛𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎𝑠 + 𝑆𝑎í𝑑𝑎𝑠
2
𝐸𝑓𝑒𝑡𝑖𝑣𝑜 𝑖𝑛𝑖𝑐𝑖𝑎𝑙
𝑥 100
Onde o efetivo inicial corresponde ao total de servidores lotados na SETIC no início
do período analisado.
9
ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
4.2. Rotatividade na SETIC
Os quadros abaixo demonstram a movimentação (entrada/saída) dos servidores da
SETIC por ano
11
.
Ano
01/01
31/12
Entrada
Saída
2019
49
48
3
4
2020
48
47
2
3
2021
47
48
4
3
2022
48
46
5
7
No quadro abaixo, é possível comparar o índice de rotatividade durante os anos
analisados. Nota-se uma clara tendência de alta nos últimos anos.
Ano
2019
2020
2021
2022
Efetivo
01/01
31/12
01/01
31/12
01/01
31/12
01/01
31/12
49
48
48
47
47
48
48
46
(Entrada + Saída) / 2
3,5
2,5
3,5
6
Índice de Rotatividade (%)
7,14
5,21
7,45
12,50
Índice de rotatividade dos servidores da SETIC
11
Dados extraídos do relatório de Rotatividade de Servidores de TIC do sistema SaoAdm.
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ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
É possível observar o aumento da movimentação dos servidores da SETIC durante
o período analisado, conforme o gráfico abaixo:
Movimentação dos servidores da SETIC
5. Conclusão e Proposta de Encaminhamento
Os dados levantados identificaram que a SETIC do TRT13 possui, atualmente, um
quadro efetivo permanente de TIC de 52 servidores, dos quais apenas 34
encontram-se lotados na secretaria. Além disso, a força de trabalho de TIC
apresenta hoje um total de 57 pessoas, entre servidores e terceirizados. Estes
quantitativos estão abaixo do mínimo necessário para o pleno atendimento das
demandas relacionadas à TIC, conforme orienta o Guia da Estratégia Nacional de
Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário.
Com relação à ocupação de funções e cargos comissionados por servidores lotados
na SETIC, nota-se uma pequena redução da quantidade nos últimos três anos do
período analisado.
Ademais, é possível observar um aumento no número de servidores que saíram da
SETIC nos últimos anos e um aumento no índice de rotatividade, o que sugere uma
tendência de alta na evasão da secretaria.
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ESTUDO QUANTITATIVO E DE ROTATIVIDADE DO
QUADRO PESSOAL DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Por fim, como forma de estimular a permanência dos servidores na SETIC e
seguindo as diretrizes da Política de Gestão de Pessoas da área de Tecnologia da
Informação, regulamentada pela Resolução Administrativa 114/2019, são
sugeridas as seguintes iniciativas:
Realização de pesquisas de clima organizacional regularmente;
Aprimoramento das condições de trabalho, contemplando a concepção
ergonômica dos espaços, instrumentos e processos de trabalho;
Promoção de ações para maior retenção dos servidores na SETIC, bem como
estimular o retorno dos egressos;
Adoção de práticas de valorização do trabalho e feedback sobre o
desempenho do servidor;
Busca por alinhamento entre as ambições pessoais de cada servidor e as
oportunidades na área de TIC.
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