Estruturação da Informação
Escrever para a internet é diferente de escrever para as mídias impressas (jornais, revistas, livros). Além da possibilidade de integrar ao texto links, vídeos e áudios, a web exige cuidados que não devem ser ignorados: atualização constante da informação, conteúdo descrito de forma simples (sem rebuscamento da linguagem) e objetiva, utilização de palavras-chaves no texto a fim de melhorar o rankeamento da página nos mecanismos de busca (Google), revisão do conteúdo antes da publicação (erros gramaticais afetam a credibilidade da instituição), dentre outros.
Na inserção de textos no portal, essas regras são muito importantes para a estruturação da informação, a fim de evitar que o conteúdo seja pouco acessado ou mal compreendido.
Para proporcionar essa melhor estruturação das informações disponíveis no Portal do TRT-PB, são utilizados como referência alguns documentos que detalham como organizar, publicar e divulgar informações ao público geral. São eles:
- Resolução Administrativa nº 108/2016 – Disciplina o acesso da sociedade a documentos e informações produzidas ou custodiadas pelo Tribunal
- Diretrizes para a segurança da informação
- Lei nº 12.527/2011 – Lei de acesso à informação
- Redação web, produzida pela equipe de padrões Brasil e-Gov
- Cartilha de usabilidade, produzida pela equipe de padrões Brasil e-Gov