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E-Saber 2023/2024

publicado 08/03/2024 13h35, última modificação 15/03/2024 12h46

1. Escopo ou finalidade do plano de ação

Este plano de ação tem como objetivo a promoção de aprendizagem na área de tecnologia da informação e comunicação (microinformática, Mídias Digitais, Curso Prático de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Curso básico de Eletrônica e Microcontroladores), através de 4 turmas, em aulas presenciais. O objetivo é proporcionar formação técnico-profissional que favoreça o ingresso no mercado de trabalho, ofertadas em condições adequadas à aprendizagem profissional nas áreas, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cidadania.

 

2. Alinhamento Estratégico

Planejamento Estratégico do TRT13 2021-2026:

Objetivo Estratégico 2 – Promover o trabalho decente e a sustentabilidade;

Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (Agenda 2023 da ONU) 1, 3, 5, 8, 10, 12, 13, 15, e 16;

Atributos de Valor: Valorização das pessoas, Sustentabilidade, Respeito à Diversidade e Igualdade de Gênero.

 
3. Partes Interessadas

  • CNJ
  • CSJT
  • Presidência
  • Ministério Público do Trabalho na Paraíba
  • Ministério  Público do Estado da Paraíba
  • Governo do Estado da Paraíba
  • Sociedade em geral

 

4. Justificativa

A ação, de iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, foi iniciada em 2017 e consiste no treinamento ministrado por magistrados e servidores, principalmente da SETIC (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação), voluntariamente, oferecendo como conteúdo os conhecimentos básicos de microinformática, windows, planilha eletrônica, editor de textos e programação em mídias sociais. O objetivo é preparar cidadãos, de forma digna e inclusiva, para o mercado de trabalho, considerando que tecnologia da informação e comunicação consiste na base para diversos segmentos do mercado. 

Serão quatro turmas distribuídas nos anos de 2023 e 2024 cujas aulas acontecerão na sede do TRT13 e no Fórum Maximiano Figueiredo. 
Nesta versão, estender-se-á a experiência aos menores internos da FUNDAC – Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente que se encontram prestes a reinserção social, filhas e filhos dos funcionários terceirizados do TRT13, e, também previsto, para pessoas transsexuais, de modo a promover o fortalecimento da cidadania. 

Os custos com material didático, fardamento, transportes e lanches para as alunas e alunos estão previstos no Plano Anual de Aquisição e Contratação – PAAC.

 
5. Cronograma

Estrutura de Decomposição de Trabalho (EDT)     Início     Término    Área Responsável

Entrega 1: Gerenciamento e definições do projeto

11/01/23

11/01/23

Equipe

Ação 1.1: Realizar reunião da equipe para definir público e cronograma das aulas

 11/01/23  11/01/23
 Juiz Auxiliar da Presidência, 
ASPROS e SEGGEST
Ação 1.2: Realizar reunião da equipe para definir módulos a serem aplicados  11/01/23  11/01/23  Juiz Auxiliar da Presidência, 
ASPROS e SEGGEST
Entrega 2: Formalização de parcerias para os cursos  16/01/23  31/01/23  Equipe
Ação 2.1: Revisar se existe Termo de Cooperação Técnica com a FUNDAC;  16/01/23  20/01/23  Equipe do Projeto
Ação 2.2: Elaboração de Minuta do Termo de Cooperação Técnica com a FUNDAC,
caso necessário
 16/01/23  20/01/23  Equipe do Projeto
Ação 2.3: Aprovação da Minuta do Termo de Cooperação  16/01/23  20/01/23  Equipe do Projeto
Ação 2.4: Abertura de protocolo administrativo, até assinatura do
Termo de Cooperação
 20/01/23 31/01/23   Equipe do Projeto
 Entrega 3: Organização do curso  16/01/23  01/03/23  Equipe
Ação 3.1: Definir material para o curso: farda (camisa, calça, tênis) 16/01/23  20/01/23  Equipe do Projeto
Ação 3.2: Definir horários para os cursos: (da aula, de pegar e deixar os alunos, do lanche)  16/01/23  20/01/23  Equipe do Projeto
Ação 3.3: Definir local, datas, programação

 

 16/01/23  20/01/23   Equipe do Projeto
Ação 3.4: Reservar o local do curso  16/01/23   20/01/23  Equipe do Projeto
Ação 3.5: Definição de Coffee Break e lanches (torta, suco, salgados, sanduiches, frutas e etc)  16/01/23   20/01/23  Equipe do Projeto
Ação 3.6: Definir e preparar o material para o curso  16/01/23  28/02/23  SETIC e Parceiros
Ação 3.7: Fazer reunião com CST para tratar da segurança/transporte e divulgação
do projeto.
16/01/23  20/01/23 Equipe do Projeto
e CST 
Ação 3.8: Definir cerimonial para aula inaugural e de encerramento  01/03/23   01/03/23

Equipe do Projeto, 

CERIMONIAL

Ação 3.9: Divulgação do evento na imprensa em geral   01/03/23 01/03/23    Equipe do Projeto, ACS
Ação 3.10: Elaborar DOD para compra de fardamento e coffee break, se houver  20/01/23 20/01/23   Equipe do Projeto
Entrega 4: Realização do Curso - Turma 01 - Fundac  27/03/23  26/05/23  Equipe
Ação 4.1: Convidar palestrantes e público em geral  27/03/23  31/03/23

 Equipe do Projeto
Ação 4.2: Preparar ambiente de realização do curso (check list dos equipamentos/
materiais necessários)
 02/05/23

 05/05/23

 Equipe do Projeto
Ação 4.3: Aula Inaugural  15/05/23

 15/05/23

 Palestrante, Teatro, SETIC
Ação 4.4: Realização do curso  15/05/23

 26/05/23  SETIC
Ação 4.5: Aula de Encerramento.  26/05/23  26/05/23  Presidente e SETIC
Entrega 5: Realização do Curso - Turma 02 - Filhos dos Funcionários
Terceirizados do TRT13
 03/07/23  25/08/23  Equipe
Ação 5.1: Convidar palestrantes e público em geral  03/07/23

 07/07/23  Equipe do Projeto
Ação 5.2: Preparar ambiente de realização do curso (check list dos equipamentos/materiais necessários)   01/08/23  04/08/23  Equipe do Projeto

Ação 5.3: Aula Inaugural; 
 14/08/23

 14/08/23

Palestrante, Teatro, SETIC

Ação 5.4: Realização do curso   14/08/23

 25/08/23  SETIC

Ação 5.5: Aula de Encerramento.   25/08/23  25/08/23  Presidente e SETIC
Entrega 6: Realização do Curso -Turma 03 (a definir) 25/03/24  24/05/24    Equipe
Ação 6.1: Convidar palestrantes e público em geral  25/03/24  29/03/24

 Equipe do Projeto
Ação 6.2: Preparar ambiente de realização do curso (check list dos equipamentos/materiais necessários)  06/05/24  09/05/24  Equipe do Projeto
Ação 6.3: Aula Inaugural  13/05/24

 13/05/24

 Palestrante, Teatro, SETIC
Ação 6.4: Realização do curso   13/05/24

 24/05/24  SETIC
Ação 6.5: Aula de Encerramento   24/05/24  24/05/24  Presidente e SETIC

Entrega 7: Realização do Curso -Turma 04 (a definir)   08/07/24  30/08/24  Equipe
Ação 7.1: Convidar palestrantes e público em geral  08/07/24

 

 12/07/24

 Equipe do Projeto
Ação 7.2: Preparar ambiente de realização do curso (check list dos equipamentos/materiais necessários)  05/08/24  09/08/24  Equipe do Projeto
Ação 7.3: Aula Inaugural   19/08/24  19/08/24  Palestrante, Teatro, SETIC

Ação 7.4: Realização do curso

 19/08/24  30/08/24

 SETIC

Ação 7.5: Aula de Encerramento   30/08/24

 30/08/24

 Presidente e SETIC

 

6. Orçamento

Categoria

Detalhamento

Responsável

Exercício 

Financeiro

Custo 

Estimado

Realização de 

obras e instalações

Aquisição de equipamentos 

(permanente)

Aquisição de material 

(consumo)

Diárias e passagens

Serviços de Terceiros

Coffee Break

Confecção de Camisas, calças

 e Tênis

Treinamentos

     

Total:

R$  0,00

 Obs. Os custos são meramente estimativas e as despesas só serão realizadas após verificada a existência de disponibilidade orçamentária e financeira e aprovação da administração.

 

7. Gestor

Max Frederico Feitosa Guedes Pereira

E-mail: maxpereira@trt13.jus.br

Fone: (83) 3533-6120

 
8. Equipe

Erickson Benjamim Melo de Arruda (SETIC)
Luiza Lúcia de Farias Ayres Leal (SEGGEST)
Adenilson Borba Lopes da Silva (SEGGEST)
Thainã Ferraz Maturino (SEGGEST)
Rodolpho de Almeida Eloy (SEGGEST)
Luis Fabiano Saldanha Bandeira (SEGGEST)
Débora Cristina Barbosa da Silva (ACS)
Jefferson Pereira da Costa e Silva (CSI)

Rute Prado de Morais (ASPROS)

 
9. Acompanhamento

      Termo de Abertura (html)(pdf)

      Ata de Encerramento (html) (pdf)